Remédio caseiro para conjuntivite

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Remédio caseiro para conjuntivite: Em alturas de maior stress e cansaço, a visão é um dos sentidos mais afectados. Como estão sempre a trabalhar, os olhos ficam cansados, sensíveis e mais vulneráveis a possíveis sintomas e inflamações.

Quando a membrana que reveste o branco do glóbulo ocular e a parte interna das pálperas se inflama, dá-se a conjuntivite, um problema bastante comum, que pode ser originado por várias causas. Fungos, bactérias e vírus que se alojam na visão podem ser responsáveis pela inflamação da conjuntiva, caracterizada por ser uma membrana mucosa.

Esta membrana protege o olho dos perigos do meio ambiente, como a poluição e as poeiras, mas quando as defesas se encontram em baixo ou existe uma transmissão da conjuntivite (o contágio é uma das principais causas para o seu aparecimento), a inflamação é praticamente inevitável.

A conjuntivite manifesta-se sempre com os mesmos sintomas: vermelhidão na parte branca de cada olho e na área das pálperas, tumefacção à volta da córnea do olho e dilatação dos vasos sanguíneos. A dor, o incómodo e a comichão são constantes durante esta fase, tal como a secreção de líquido pelos olhos. É habitual, durante a conjuntivite, acordar sem conseguir abrir os olhos, encrustrados pela secreção que seca durante a noite.

Esta fase é passageira, mas são necessários cuidados especiais para aliviar os sintomas. Use o hidraste, uma planta com propriedades medicinais anti-inflamatórias, que acalmam a irritação dos olhos. Faça um remédio caseiro com hidraste e água, que trará benefícios imediatos.

Para o fazer, precisa apenas de 250 ml de água e uma colher de chá de raiz de hidraste em pó. Ferva a água e adicione a raiz da planta. Deixe repousar, num recipiente tapado, durante 15 minutos e coe os restos, deixando apenas o líquido. Depois é só usar o chá para lavar os olhos infeccionados, três vezes ao dia.