Remédio caseiro para constipação

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A constipação é provavelmente um dos problemas de saúde que afeta mais pessoas no mundo, e provavelmente aquele problema que todas as pessoas têm mais vezes ao longo da sua vida. Estima-se que, em média, as pessoas sofram de constipação pelo menos uma vez por ano.

Em termos médicos, pode-se definir a constipação como sendo uma infeção viral que incide no aparelho respiratório humano.

Todos os dias estamos expostos a milhões de bactérias e vermes que encontramos um pouco por todo o lado, e por todos os locais onde passamos durante o dia.

Basta o nosso organismo, por algum motivo, se encontrar numa fase mais fragilizada para que as nossas defesas fiquem enfraquecidas e sejamos infetados de uma forma muito mais simples.

É precisamente devido ao facto de estarmos expostos a muitos agentes agressores que a constipação nos afeta muitas vezes ao longo da vida, e por vezes mais do que uma vez no mesmo ano.

Sendo este um problema tão comum existe obviamente medicação para tratar este problema. Existem vários tipos de medicamentos disponíveis nas farmácias ou que podem ser prescritos pelos médicos.

A constipação não tem cura, já que se estima que os vírus que nos infetam morram num prazo de cerca de dez dias. Assim sendo, os medicamentos existentes são medicamentos que visam tratar os sintomas da constipação, e não a doença em si.

Remédio caseiro para constipação

Felizmente existe um remédio caseiro que promete bons resultados no alívio sintomático. Vejamos os ingredientes:

• 1 colher de chá de folha de sabugueiro;
• 1 colher de chá de verbasco;
• Raiz de malvaísco;
• Líquen da Islândia;
• Alcaçuz;
• Tomilho;
• 1 litro de água.

Misture todos estes ingredientes e prepare-os da mesma forma que se prepara um chá. Depois basta ingerir esse chá. Recomenda-se que o mesmo vá sendo bebido ao longo do dia.