-->Remédio Caseiro para Coqueluche - Educar Saúde

Remédio Caseiro para Coqueluche

Publicado em 02/07/2014. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Coqueluche, também conhecida como tosse convulsa, é uma doença bacteriana extremamente contagiosa, que provoca tosse violenta e incontrolável. Uma maravilhosa sugestão de remédio caseiro para coqueluche é a ingestão de chá de jatobá.

Frutos e folhas da Hymenaea courbaril (Jatobá)

Jatobá é uma planta medicinal que possui diversas propriedades que ajudam a combater e a tratar a coqueluche. Estas propriedades incluem: ação antibacteriana, anti-inflamatória, expectorante e descongestionante.

Além disso, tomar o chá de jatobá ajuda a fortalecer o corpo, permitindo recuperar de forma mais rápida de alguns dos sintomas da coqueluche, como os espirros, tosse e coriza.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cascas de jatobá
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Para preparar o remédio caseiro para coqueluche com chá de jatobá, siga estas indicações:

Comece por colocar a água a ferver, juntamente com as cascas de jatobá, durante 15 minutos. Depois deve deixar a água amornar e finalmente coar. Beba até 3 xícaras do chá de jatobá por dia.

Informação a Saber Sobre a Coqueluche

A coqueluche é uma infecção que é transmitida através das gotículas expelidas através de espirros, da tosse ou até mesmo durante uma simples conversa. Sendo altamente contagiosa, é importante evitar este tipo de exposição perante indivíduos afetados.

A coqueluche pode estar na origem de problemas como hemorragia nos olhos, nas membranas mucosas ou até no cérebro. Também pode resultar em pneumonias, ou em outros problemas da mesma gravidade.

É recomendável que as crianças sejam vacinadas contra a difteria, tétano e coqueluche durante, mas caso tal não tenha acontecido, quem não foi vacinado durante a sua infância deve ser vacinado durante a idade adulta.

O remédio caseiro para a coqueluche com chá de jatobá nunca ser usado como tratamento principal, servindo apenas como um tratamento complementar.

O acompanhamento médico e o tratamento com antibióticos são fundamentais para o tratamento da coqueluche. Note que esta é uma doença grave que pode resultar em incapacidade permanente em crianças, ou em casos extremos, até mesmo na morte. Por isso, são necessárias todas as precauções e bom tratamento médico.

 

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858