Remédio Caseiro para Disidrose (síndrome de Renes)

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A disidrose ou síndrome de Renes é uma doença de pele que se manifesta pelo surgimento de bolhas de pequenas dimensões nos pés e mãos.

Um bom tratamento caseiro para disidrose é a aplicação de compressas de jasmim.

Foto de jasmim

O jasmim é uma planta medicinal conhecida pelas suas propriedades calmantes e relaxantes. Adicionalmente, o jasmim também ajuda no processo de cicatrização.

A aplicação de compressas de jasmim nas regiões afetadas por disidrose contribui para diminuir a comichão que é caraterística desta doença de pele.

A disidrose afeta pessoas de ambos os sexos, surgindo mais frequentemente em pessoas entre os 20 e os 40 anos de idade.

É frequente que esta doença surja em associação com o excesso de sudorese, ou com picos de estresse emocional. Nos meses de maior calor, existe uma maior propensão para o surgimento da disidrose, devido ao facto de o corpo suar mais.

Apesar da ciência reconhecer alguns padrões, a causa da disidrose ainda é desconhecida.

Na maioria das vezes, a disidrose surge sob a forma de crises e manifesta-se durante uma a três semanas, desaparecendo de forma espontânea. O paciente pode estar semanas ou até meses, sem que surjam novas crises.

Mas como esta doença pode ser sintomática, o tratamento para a disidrose deve ser receitado por um dermatologista.

Geralmente, esta doença de pele é tratada com medicamentos anti-histamínicos e com pomadas anti-inflamatórias. Um dos focos do tratamento deve ser reduzir a intensa comichão, que a disidrose provoca.

O remédio caseiro para disidrose nunca deve ser utilizado como tratamento principal, mas sim como um simples complemento.

Chá de jasmim para disidrose

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 1 colher de sopa de flores de jasmim

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro para a disidrose siga os seguintes passos:

Coloque a água a ferver e depois adicione as flores de jasmim. Após a mistura de água e flores ter fervido, deixe esfiar.

Quando a água tiver arrefecido, deve coar as misturas e molhar as compressas ou gazes no chá. Finalmente, aplique as compressas ou gazes sobre a pele afetada.

Este remédio caseiro para a disidrose é apenas uma das medidas, que podem ser implementadas para reduzir o incómodo provocado por esta doença de pele. Tente seguir também estas recomendações:

  • As suas mãos e pés deve estar sempre bem limpos e secos;
  • Evite expor a sua pele ao contato com substâncias irritantes, como produtos de limpeza, líquidos industriais, etc;
  • Aplique diariamente um bom creme hidrante. Assim, evita que a sua pele fique excessivamente seca e comece a descamar.

A disidrose é uma doença de pele que não tem cura, mas esta doença pode ser controlada se os pacientes forem acompanhados por um dermatologista.

Seguindo o tratamento receitado e cumprindo com todas as recomendações que aqui enunciamos, é possível reduzir de forma substancial os sintomas provocados pela doença, aumentando simultaneamente a qualidade de vida de quem sofre desta condição.

Não deixe de conhecer os Principais Benefícios do óleo Essencial de Jasmim