O que comer para engordar rápido de forma saudável

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Publicado em 23 de junho de 2014

Se pretende encontrar uma lista de bons remédios caseiros para engordar de forma rápida, então irá gostar de saber que encontrou 23 receitas maravilhosas que incluem, frutos secos, chás, sucos de frutas, e outros alimentos interessantes, bem como alguns exercícios que vão ajudar a aumentar o seu peso com saúde.

Geralmente a maioria das pessoas sofre exatamente do oposto, ou seja, têm uma grande dificuldade em emagrecer. Este artigo é direccionado para todas as pessoas que já tentaram todos os métodos disponíveis e mesmo assim não conseguem engordar de forma consistente.

Se ser magro para você é um problema. Não se preocupe! Vamos mudar isso! A chave para este “problema”consiste em consumir alimentos saudáveis em proporções ligeiramente mais altas que o normal.

23 Remédios caseiros para ganhar peso

1) Banana e Leite

banana com leite, o batido perfeito para ganhar peso

As bananas são uma fruta rica em calorias e contêm uma grande quantidade de hidratos de carbono (Carboidratos) e potássio que oferecem uma energia quase instantânea.

Para quem pretende ganhar peso, pode incluir uma banana por dia no cardápio, juntamente com um copo de leite quente. Adicione uma colher de stevia ou mel. Se preferir pode consumi-la depois das refeições, como sobremesa.

2) Manteiga de Amendoim

Manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é uma opção extremamente deliciosa para barrar no pão e nas torradas. Use-a de preferência com pão de trigo integral no café da manhã. Adicionalmente, também pode adicionar uma colher de sopa de manteiga de amendoim em frutas como a banana, maçã fatiada, bagas frescas, gérmen de trigo ou puré de maçã.

3) Nozes

nozes para engordar

Se gosta de frutos secos como o amendoim, amêndoa, castanha de caju, nozes, passas e figos, estes definitivamente vão te ajudar a engordar de forma saudável.

Ricos em gorduras que ajudam também a controlar o colesterol ruim e proteger o coração, eles contêm também fibras, vitaminas, minerais e óleos essenciais que permitem que qualquer pessoa magra ganhe alguns quilos.

  • Coma uma mão cheia de nozes por dia.
  • Junte 3 amêndoas, 2 tâmaras e 1 figo seco a um copo de leite e ferva. Beba a mistura durante 1 mês e verá um aumento significativo de de peso.
  • Em alternativa, coma 6 figos secos e cerca de 30 gramas de passas de uva durante a noite, juntamente com água.

4) Receita de vitamina para ganhar peso

amendoas

Esta receita não é somente uma excelente forma de engordar, como também apresenta outros benefícios para a saúde. Além de ser uma óptima fonte de proteínas, possui também gorduras insaturadas que ajudam a aumentar a quantidade de calorias presentes na receita.

Ingredientes

  • Uma boa quantidade de frutos secos – podem ser nozes, avelãs, amêndoas ou amendoins
  • 1 colher de sopa de semente de gérmen de trigo
  • 1 copo de leite integral
  • Banana

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata durante alguns minutos no liquidificador e beber de imediato.

5) Batata (Solanum tuberosum)

batata engorda

As batatas são um tubérculo rrico em carboidratos. Todas as formas de consumo deste alimento têm um impacto bastante significativo no aumento de peso. Pode grelhar ou assá-las com manteiga. As pessoas que consomem batatas fritas ou batatas à francesa geralmente ganham peso mais rápido, no entando não é uma prática muito saudável.

No caso de optar por batatas fritas, frite-as em óleo de coco, se gostar.

Nota: Se tem por hábito comer batatas fritas com regularidade, limite o consumo a duas vezes por semana.

6) Batidos e Bebidas Açucaradas

Batidos ajudam a ganhar peso

Os batidos e as bebidas açucaradas são uma forma deliciosa de aumentar as calorias na dieta.

  • Faça um batido com a sua fruta favorita, acrescente iogurte e alguns cubos de gelo. Em seguida, adicione um pouco de açúcar à mistura e desfrute. Dê sempre preferência a adoçantes como a stevia.
  • As bebidas preparadas com café, sucos de fruta, e as bebidas energéticas usadas por desportivas como o isostar, powerade, gatorade, marathon, red bull, etc, são também boas opções, principalmente para atletas.
  • O suco de romã fresca com a adição de uma colher de sopa de mel e um pouco de sal de rocha (sal-gema) ajuda a aumentar o apetite.
  • Se gostar, beba leite de coco natural todos os dias, já que é uma bebida rica em gorduras vegetais saudáveis e muito nutritiva.

7) Dormir uma Sesta

Dormir a Sesta engorda

O sono desempenha um papel crucial no ganho de peso. Faça uma sesta de 45 minutos a 1 hora a seguir ao almoço ou a meio da tarde.

8) Exercício físico

Exercício físico

Quando praticado de forma regular o exercício físico acelera o metabolismo e aumenta o apetite, fazendo aumentar o consumo de calorias.

Ser magro não significa que tem de evitar o exercício físico, antes pelo contrário. É muito importante complementar a dieta com o exercício físico, praticado de forma regular.

  • Pode realizar exercícios aeróbicos, alongamentos e treinamentos de hipertrofia que aumentam a massa muscular. Fazer caminhadas, andar de bicicleta, dançar, nadar, etc, também ajuda a ganhar peso com qualidade.
  • Existem alguns exercícios e posturas realizadas no ioga excelentes para equilibrar a massa corporal.

Nota:

  • É sempre aconselhada a supervisão de um instrutor/personal trainer.
  • Ingerir manteiga de amendoim antes de praticar qualquer atividade física também é um bom complemento.
  • Não exagere nos exercícios aeróbicos; centre-se no crescimento muscular.

9) Ghee: manteiga clarificada com açucar

Manteiga Clarificada Ghee

Faça um Mix de manteiga clarificada (ghee) com mel em iguais proporções (cerca de uma colher de sopa de cada). Ingira a mistura pelo menos 30 minutos antes das refeições, com o estômago vazio. Consuma durante um mês e terá resultados fantásticos. Em vez do mel, também poderá usar stevia, apenas tem que adaptar as quantidades.

10) Feijões

Feijão

Os feijões são uma fonte rica em fibras, proteínas e carboidratos. São também um alimento rico em calorias, o que consequentemente vai notar-se na balança. Podem ser consumidos como aperitivo ou ser incluídos no café da manhã, almoço ou jantar.

Existem muitas variedades de feijão: feijão vermelho, feijão preto, feijão de soja, favas (feijão-fava), lentilhas, entre outros. Alternativamente também pode usá-los em saladas, ou numa sopa de feijão que todos apreciam.

11) Ovos

ovos engordam

Os ovos contêm uma boa quantidade de gordura, calorias e proteínas, ingrediente necessário para o aumento de peso. O consumo de clara de ovo todos os dias ajuda a conseguir músculos fortes, proteínas essenciais e a energia que necessita para o dia a dia. Para obter melhores resultados dê prioridade ás claras, uma vez que a gema do ovo aumenta os níveis de colesterol.

Pode consumi-las em tortilhas (omoletes) de clara de ovo ou fazer claras de ovo mexidas (tal como faz os ovos mexidos, mas só com as claras), diariamente ao pequeno almoço.

Nota: Não coma os ovos crus, já que estes podem causar problemas de saúde graves, tal como intoxicações alimentares, ou doenças como a salmonelose – doença causada por bactérias do gênero Salmonella por vezes presentes no ovo.

12) Manga

manga ajuda a ganhar peso

A manga é uma fruta rica em vitaminas e minerais. No entanto comer apenas manga por si só não lhe vai ajudar a ganhar peso. A fruta deve ser consumida juntamente com leite. Pode preparar um batido de manga e beber 2 vezes por dia durante um mês.

13) Macarrão e massas

macarrão para engordar rápido

Tanto o macarrão como as massas são ricas em calorias e contêm uma grande quantidade de carboidratos. Existem muitas receitas rápidas de preparar. Se não for vegetariano, pode sempre acrescentar carnes magras como o frango e alguns legumes. Desta forma conseguimos converter um prato de macarrão numa refeição extremamente nutritiva que lhe proporcionará minerais e proteínas essenciais.

14) Cereais Integrais

Grãos inteiros, Cereais integrais

Os cereais integrais incluem o arroz integral, aveia, trigo, etc, todos eles riquíssimos em vários nutrientes. A aveia e o arroz castanho por exemplo, são boas fontes de hidratos de carbono complexos e ajudam a construir músculos. Além disso são um alimento rico em calorias. Podem ser consumidos no café da manhã.

O arroz integral é um bom complemento para engordar de forma saudável, devido ao seu conteúdo rico em fibras, carboidratos e proteínas. Se procura uma dieta para aumentar o peso de forma saudável, combine este cereal precioso com outros alimentos igualmente nutritivos e ricos em calorias.

Em vez de água, coza o arroz integral com leite ou caldos. Pode também complementar o cereal com verduras ricas em amido, frutos secos e acrescentar manteiga ou queijo.

Apesar da farinha de aveia ser um alimento usado em muitas dietas para perder peso, ela pode ajudar a ganhar peso quando combinada com leite gordo. Uma tigela cheia de aveia agrega nutrientes necessários para o organismo, já que é um cereal rico em fibra e nutrientes.

Pode preparar a aveia com leite e servi-la com mel e nozes, frutos secos, ou outras misturas calóricas a seu gosto.

15) Pão Integral

Pão Integral

Os pães de trigo têm muitas fibras e ajudam a dar aquela sensação de saciedade durante mais tempo, mantendo a dieta no bom caminho. Para adicionar calorias e alguns quilos à balança, consuma o pão de trigo integral com manteiga de amendoim ou mel.

Os nutricionistas afirmam e defendem que o pão integral é um dos alimentos que não pode faltar numa dieta para aumento de peso, uma vez que o pão branco carece de minerais essenciais e fibras, tornando-se um alimento ruim para o organismo.

16) Carne Vermelha Magra

Carne vermelha magra ajuda a ganhar muscúlo e consequentemente a ganhar peso

A carne vermelha magra é uma opção que não deve faltar na dieta, pois contém uma grande quantidade de proteínas e ferro. A carne moída e as costeletas de porco também podem ser incluídas no cardápio, mas dê preferência a carnes magras (costeletas do lombo por exemplo).

Uma vez que se trata de um alimento rico em colesterol, os especialistas recomendam não exagerar na sua ingestão e ingeri-la apenas 2 vezes por semana.  

17) Reduza o Estresse com a prática de yoga ou meditação

meditação e yoga ajudam a ganhar peso

O estresse pode ser uma das principais razões para uma perda de peso excessiva. Portanto, quem enfrenta alguma situação de estresse na vida pode optar por realizar algumas aulas de ioga ou meditação, com fim a eliminar o estresse do organismo.

18) Queijo

queijo

O queijo oferece todos os benefícios nutricionais dos produtos lácteos. A grande maioria das variedades de queijo contém boas quantidades de gordura, sendo benéfico para quem busca aumentar o peso. Uma porção de queijo pode reunir cerca de 69 calorias, uma vez que é elaborado através do leite concentrado, que contém proteínas, cálcio, colesterol e gordura.

Pode sempre elaborar algumas receitas: queijo de cabra com ovos e queijo parmesão com espargos são alguns exemplos.

19) Soja

Soja

A soja (Glycine max) é uma variedade de feijão com um elevado índice de calorias, proteínas, cálcio, fibra, vitamina B, e ferro. É maravilhosamente deliciosa. É um alimento que oferece todos os aminoácidos que o corpo não consegue produzir, sendo considerada uma fonte completa de proteínas.

Oferece benefícios tanto para as pessoas que pretendem emagrecer como ganhar peso.

20) Iogurte

iogurte grego

O iogurte é um alimento com elevado valor protéico que mantem o corpo saciado durante algum tempo. Os iogurtes com pedaços de frutas oferecem cerca de 118 calorias extra. Pode ainda optar por outras variedades de iogurte como o iogurte grego por exemplo, já que contém o dobro das proteínas.

21) Bolachas, biscoitos, scones

scones

Os biscoitos, bolachinhas caseiras, scones, são alimentos ricos em trigo, gergelim (sésamo) e farelos que a longo prazo podem ajudar a acrescentar alguns quilos ao corpo.

Além disso, fornecem carboidratos necessários. Podem ser usados com marmelada, manteiga de amendoim ou mel.

22) Abacate

Abacate

Este fruto verde e delicioso é uma excelente fonte de gorduras saudáveis para o coração. Contem altos níveis de potássio, ácido fólico e vitamina E. Em média, um abacate contém cerca de 140 calorias. Pode consumi-lo a solo ou adicionar a saladas ou carnes grelhadas.

23) Granola

Granola

Uma tigela de granola pode fazer maravilhas no café da manhã. 500 são geralmente as calorias fornecidas. Tem nozes e gorduras saudáveis suficientes para ajudar no aumento do peso. Para tornar a mistura ainda mais saborosa, adicione frutas, iogurte e regue com mel.

Tal como acontece com qualquer outro remédio, caseiro ou não, se o objetivo é ganhar peso através do ganho de massa muscular, não nos devemos limitar apenas à dieta. É igualmente importante estabelecer um bom planeamento de exercícios.

Para aumentar o volume muscular e consequentemente o peso, é importante a prática de exercícios orientados para a hipertrofia muscular, como a musculação. Esquecer a necessidade do exercício fisíco é um erro comum, que muitas vezes acaba por impedir bons resultados.

Se nenhuma destas dicas resultar, ou se notar uma falta de apetite permanente, deve consultar o médico ou nutricionista, pois essa dificuldade em ganhar peso pode estar relacionada a algumas condições de saúde. Alguns dos remédios mais populares para estimular o apetite são o Carnabol, a Buclina ou o Cobavital.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Referências
  • Osterberg KL; Boutagy NE, McMillan RP, Stevens JR1, Frisard MI1, Kavanaugh JW et al. Probiotic supplementation attenuates increases in body mass and fat mass during high-fat diet in healthy young adults.Obesity 2015;23(12):2364-70.
  • Rietman A, Schwarz J, Blokker BA, Siebelink E, Kok FJ, Afman LA, et al. Increasing protein intake modulates lipid metabolism in healthy young men and women consuming a high-fat hypercaloric diet. J Nutr. 2014 Aug;144(8):1174-80.
  • Del Gobbo LC, Falk MC, Feldman R, Lewis K, Mozaffarian D. Effects of tree nuts on blood lipids, apolipoproteins, and blood pressure: systematic review, meta-analysis, and dose-response of 61 controlled intervention trials. Am J Clin Nutr. 2015 Dec;102(6):1347-56
  • Saltaouras G, Shaw P, Fraser A, Hawes C, Smith H, Handley L et al. Glycaemic index, glycaemic load and dietary fibre characteristics of two commercially available fruit smoothies.
    Int J Food Sci Nutr. 2018 Jun 11:1-8.
  • Dreher ML1, Davenport AJ. Hass avocado composition and potential health effects. Crit Rev Food Sci Nutr. 2013;53(7):738-50.
  • Rachel E. Kopec J. Ralf M. Schweiggert S. Young Earl H. et al. Avocado Consumption Enhances Human Postprandial Provitamin A Absorption and Conversion from a Novel High–β-Carotene Tomato Sauce and from Carrots. The Journal of Nutrition, Volume 144, Issue 8, 1 August 2014, Pages 1158–1166.
  • Serrato M. Prescripción del Ejercicio, Esquema General y Evaluación, Parte II. Acta Colombiana de Medicina del Deporte Deporte. 10, No. 1. Disponible en https://encolombia.com/medicina/revistas-medicas/amedco/vam-101/deporte11101prescripcion/
  • Tokede OA1, Gaziano JM, Djoussé L.Effects of cocoa products/dark chocolate on serum lipids: a meta-analysis. Eur J Clin Nutr. 2011 Aug;65(8):879-86. Disponible en: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21559039
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

Última atualização da página em 30/10/19