-->Remédio caseiro para envenenamento - Educar Saúde

Remédio caseiro para envenenamento

Publicado em 07/04/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Descubra um maravilhoso remédio caseiro para envenenamento elaborado á base de xarope de ipeca, extraído da planta Ipecacuanha ou Ipeca (Psychotria ipecacuanha). Numa situação de envenenamento, é necessário agir rápido, e proceder à ingestão de um remédio que se revele eficaz na resolução de situações de envenenamento.

Para a eliminação das toxinas responsáveis pelo mau estar, um xarope de ipeca poderá ser a solução ideal, quando administrado com todos os cuidados necessários. A ipeca é uma planta medicinal amplamente utilizada em casos de envenenamento, e é particularmente útil para provocar o vómito, que ajudará o paciente a livrar-se dos elementos tóxicos responsáveis pelo envenenamento.

Para provocar o vómito, deverá administrar uma colher de 15 ml de xarope de ipeca. No caso da vítima não vomitar no espaço de 20 minutes, administre mais uma colher de 15 ml de xarope de ipeca. Em princípio, com este tratamento a vítima deverá conseguir vomitar, eliminando assim as toxinas que tiver presentes no seu estômago. No entanto, caso tal não aconteça, é extremamente importante proceder a uma lavagem gástrica, pois dependendo da gravidade do envenenamento, a vitima poderá correr sérios riscos de vida. A lavagem originará a eliminação total das tóxinas, resolvendo assim o problema.

Esta planta, também conhecida por Psychotria Ipecacuanha, poderá produzir originar efeitos colaterais, no caso das quantidades ingeridas ultrapassarem os os 30 ml, daí ser importante nunca administrar mais do que duas colheres deste xarope, pois elevadas quantidades do mesmo poderão até exercer efeitos tóxicos no organismo.

Também é muito importante que nunca caia no erro de confundir o xarope de ipeca com o extracto fluido de ipeca, que é cerca de 14 vezes mais forte do que o xarope, e poderá originar uma reacção alérgica extremamente prejudicial à saúde do paciente. Na administração de produtos feitos à base desta planta, o cuidado nunca é de mais.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858