Remédio Caseiro para Escarlatina

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A escarlatina é uma doença infeciosa e contagiosa, que se caracteriza pelo aparecimento de erupções avermelhadas na pele por todo o corpo. Estas erupções são acompanhadas por outros sintomas, como infeção na zona da garganta, coceira e febre alta.

foto de escarlatina

O contágio ocorre através do contacto direto com a pessoa contaminada, bastando inalar partículas presentes no espirro ou na tosse. Apesar de esta doença poder ser contraída em qualquer altura, ela é mais comum em crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos.

Tratamento para escarlatina

Sendo uma infeção, a escarlatina é tratada com antibióticos, como por exemplo a penicilina. Este é a base do tratamento para esta doença. Adicionalmente pode tomar alguns remédios caseiros e naturais, que além de ajudar no processo de cura, ajudarão ainda a aliviar os sintomas.

Mas é importante que fique claro que os remédios caseiros devem apenas complementar o tratamento para a escarlatina, e não substituí-la. Conheça de seguida um maravilhoso remédio caseiro para a escarlatina.

Remédio caseiro para escarlatina com chá de mil em rama

A planta mil em rama, também chamada de mil-folhas, é uma planta com propriedades medicinais importantes no tratamento da escarlatina. Esta planta contém propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e analgésicas.

Ingredientes

– folhas secas de mil em rama (15 g);

– um litro de água.

Como preparar

Numa panela, coloque a água e as folhas secas da planta mil em rama, e leve ao lume. Depois de levantar fervura, deve desligar e deixar arrefecer por um período de tempo aproximado de 20 minutos. No final, coe e reserve. Deve beber diariamente três xícaras deste chá para usufruir dos seus benefícios.

Dica para aliviar a coceira

As erupções cutâneas provocadas pela escarlatina provocam um efeito muito desagradável: a coceira. Se não tiver cuidado, irá fazer feridas e causar danos na sua pele. Para aliviar e controlar mais facilmente a coceira, pode tomar um banho com bicarbonato de sódio.