Remédio caseiro para escorbuto

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

O escorbuto é uma doença que se caracteriza, essencialmente, pela falta de vitamina c no organismo. É uma deficiência vitamínica que prejudica o corpo humano.

É comum chamar-se “doença da desnutrição”. É tratada pelos médicos, com administração, de medicamentos, que contêm na sua posologia vitamina c.

foto de criança com escorbuto
“Scorbutic tongue” por CDC – Public Health Image Library.

A vitamina c é muito importante no funcionamento do organismo humano, e uma das responsáveis pelo bom funcionamento da síntese do colágeno, uma das principais estruturas do corpo humano.

Sintomas

O escorbuto caracteriza-se pelos sintomas de: palidez, pele seca, pele áspera, fragilidade capilar, fragilidade cutânea, anemia, fractura óssea, perda de elasticidade da pele, cansaço anormal e sem justificação aparente, fraqueza extrema, sangramento de feridas, sangramento e inflamação das gengivas, níveis baixos de vitamina c, dificuldades de cicatrização, pus, dores nas articulações, inchaço e inflamação das gengivas, problemas dentários (nível de infecções, cáries, dentes que vão adoptando posições anormais), etc.

Como prevenir

Prevenção do escorbuto: deve-se comer frutas, legumes, citrinos, vegetais e outros alimentos ricos em vitamina c. Manter sempre uma alimentação equilibrada e em porções adequadas para o seu estilo de vida. Tomar sempre que possível e necessário um suplemento de vitaminas c.

Hoje em dia, existem no mercado, óptimos reforços e suplementos naturais de vitamina c, mas também optar por fazer esses “suplementos” em sua própria casa, com tudo o que é natural e tem na sua cozinha.

Remédio caseiro para escorbuto

Receitas fáceis para tratar o escorbuto:

  • produtos e alimentos como a goiaba
  • citrinos e frutas inteiras ou em forma de sumos;
  • sumo de laranja com acerola;
  • acerola com mel (juntar 1 litro de sumo de acerola adoçado com mel);
  • Laranja, abacaxi, maracujá (são óptimos fornecedores de vitamina c);
  • sumo de toranja com açúcar (juntar 200 ml de água com açúcar e mexer bem);
  • sumo de limão com açúcar (juntar 3 limões com açúcar, mais 2 copos de água, misturar e mexer tudo muito bem).

O senso comum diz ainda que, a falta de complexos de vitamina c no organismo faz surgir precocemente cabelos brancos. Não existem soluções e mezinhas milagrosas, tem mesmo de se habituar a ingerir alimentos ricos em vitamina c.

Muita atenção, especialmente às crianças, pois a falta desta vitamina pode comprometer seriamente o seu crescimento e desenvolvimento em todas as suas fases e etapas de vida.