-->Remédio caseiro para estomatite aftosa (aftas) - Educar Saúde

Remédio caseiro para estomatite aftosa (aftas)

Publicado em 11/02/2013. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Disfrute deste maravilhoso remédio caseiro para tratamento da estomatite aftosa.

hidraste Hydrastis canadensis L

A estomatite aftosa, vulgarmente conhecida por afta é caracterizada como uma inflamação que afeta a mucosa oral. Segundo algumas pesquisas sabe-se que cerca de 70% das pessoas sofrem deste problema, sendo até em alguns casos um problema quase contínuo, uma vez que sofrem constantemente de estomatite afetosa.

Geralmente as aftas manifestam-se através da formação de pequenas úlceras, sendo estas extremamente dolorosas, apresentam uma forma arredondada com o seu rebordo bem definido e apresentam também uma tonalidade avermelhada. Em casos comuns a estomatite afetosa tende a desaparecer entre 10 a 15 dias, no entanto como fora dito anteriormente, em alguns casos pode aparecer constantemente.

Tendo em conta o incómodo causado pelas aftas, tem-se vindo cada vez mais a procurar as causas do seu aparecimento, no entanto ainda não existem causas concretas para o seu aparecimento. Contudo existem algumas causas que têm vindo cada vez mais a serem associadas ao aparecimento destas pequenas úlceras dolorosas. – Reações alérgicas a determinados alimentos;

– Reações alérgicas a produtos de higiene oral;
– Falta de vitaminas;
– Doenças orais;
– Stress;
– Infeções bacterianas;
– Infeções virais;

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Tratamento da estomatite aftosa

Atualmente não existe uma cura nem um tratamento específico para as aftas no entanto a utilização de desinfetantes orais, a aplicação de anestésicos tópicos sobre a zona afetada, a prática de uma alimentação saudável e a ingestão de líquidos em abundância, são considerados como os métodos mais eficazes no seu tratamento e prevenção.

Para além dos métodos anteriormente citados, queremos dar-lhe também a conhecer dois excelentes remédios caseiros que o poderão ajudar a atenuar e eliminar a sua estomatite aftosa.

Hidraste para o tratamento das aftas

A utilização de hidraste é atualmente considerada como uma das melhores plantas medicinais no combate à estomatite aftosa, tudo isto graças ás suas propriedades antisséticas e adstringentes, propriedades que contribuem positivamente para a diminuição da dor e da inflamação causada pelas aftas.

Receita

Para utilizar o hidraste no tratamento das aftas, irá necessitar de 1 chávena de raízes de hidraste e meio litro de água. Seguidamente, para preparar este remédio natural deverá começar por colocar a água numa panela, em seguida adicione a raiz de hidraste e leve o preparado ao lume até levantar fervura, findo isso, retire a panela do lume, tape-a e deixe repousar a infusão durante 15 minutos.

Após os 15 minutos, coe o preparado e efetue gargejos com o mesmo, de forma a que o chá de hidraste entre em contacto com as aftas. Para que este tratamento surta efeitos é fundamental que repita este processo várias vezes ao dia até que a estomatite afetosa tenha desaparecido na sua totalidade. No entanto nunca se esqueça que deverá gargejar o chá morno, isto para que consiga obter todos os benefícios que o chá de hidraste lhe pode oferecer.

planta medicinal hidraste

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858