Remédio caseiro para faringite

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A faringite consiste numa inflamação da faringe que poderá ter origem em infecções virais e bacterianas, como é o caso de gripes e constipações, e poderá apresentar sintomas como a dor de garganta e a dificuldade em engolir alimentos.

Remédio caseiro para faringite

Para tratar o problema da forma mais natural possível, evitando assim recorrer a medicamentos das farmácias, aconselha-se a confecção de um remédio caseiro que deverá ter como base um sumo preparado através de diversos alimentos ricos em propriedades anti-inflamatórias que o ajudarão a livrar-se rapidamente desta inflamação.

A preparação é surpreendentemente simples, e apenas exigirá que, num liquidificador, coloque 1 fatia grossa de abacaxi com 1 xícara de água. O objectivo é obter uma mistura bem liquida e homógenea. No final, coe a mistura, e adicione 10 gotas de extrato de própolis liquido, adoce com um pouco de mel, e beba logo de seguida.

O recomendado é que este sumo seja tomado entre 2 a 3 vezes por dia, durante o período de tempo em que estiver afectado por esta inflamação. Sendo uma bebida adoçada com mel, é importante que preste imensa atenção às doses tomadas, de modo a evitar excessos que se possam revelar prejudiciais para a sua saúde.

De modo a usufruir o mais eficazmente possível de todas as propriedades nutricionais associadas a este sumo, o ideal será tomá-lo sempre logo após a sua preparação, caso contrário parte dessas propriedades acabarão por se perder. Para evitar problemas e atingir todos os resultados pretendidos, o sumo a ser ingerido deverá sempre ser renovado diariamente.