Remédio Caseiro para Feridas: Chá de Pétalas de Calêndula

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Proceder a um tratamento correto de todas as suas feridas é uma importante medida a ser adoptada no sentido de, não só prevenir a ocorrência de infecções de maior gravidade, como também evitar a formação de cicatrizes que poderão comprometer a textura e elasticidade da sua pele, prejudicando assim as suas propriedades defensivas.

Para favorecer a rápida cicatrização e desinfecção das suas feridas, uma boa planta a ser utilizada é a calêndula. Ler Também: Pomada de Calêndula.

Remédio caseiro para feridas

Comece por juntar uma colher de chá de pétalas de calêndula numa xícara de água fervente, de forma a obter uma infusão e assim extrair todas as as propriedades medicinais contidas na calêndula.

Quando o chá esfriar, deverá aplicá-lo sobre as feridas com o auxílio de uma gaze ou de um algodão, enrolando-o com uma atadura e deixando-o repousar por cima da ferida durante algumas horas.

Este procedimento deverá ser repetido diversas vezes ao dia, até que a ferida comece a apresentar um aspecto mais limpo e recuperado.

Indica-se que, ao repetir o procedimento diariamente, prepare sempre um novo chá, de forma a garantir que o liquido a ser aplicado se fará acompanhar de todas as propriedades necessárias ao correcto tratamento da ferida.

Através da utilização regular deste chá, não só conseguirá manter a sua ferida o mais limpa possível, como também obter uma boa cicatrização de uma forma muito mais rápida.