Remédio caseiro para gases intestinais (Camomila, Funcho e Lúpulo)

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Remédio caseiro para gases intestinais: Nós não nos apercebemos e o tema dos gases do intestino é ainda um assunto tabu para muitos de nós, apesar da nossa sociedade estar em constante evolução.

Mas o facto é que todo o nosso corpo e feito para produzir gases, expelindo, por dia, cerca de um litro e meio de gases, sem que nós nos apercebamos.

Para algumas pessoas, a quantidade de ar expelido é maior, tal como o cheiro, que se torna mais insuportável.

Acompanhados pela dor de barriga e pelo descontrolo da situação, estes casos são identificados como flatulência intestinal e podem-se tornar verdadeiramente incomodativos.

Causas dos Gases Intestinais

A sua origem pode ser variada. Estes gases intestinais são produzidos pelos diferentes tipos de bactérias existentes no trato digestivo e participam do processo digestivo.

Existe uma metabolização de todos os nutrientes adquiridos através da alimentação (carbohidratos e gorduras), que, juntamente com o ar engolido enquanto comemos e mastigamos, produzem estes gases, que passam directamente do estômago para o intestino.

Alimentos Responsáveis

Devido à sua constituição, alguns alimentos são responsáveis por uma maior produção de gases intestinais do que outros.

Batata, milho, feijão, ovos, leite, cebola, refrigerantes, alho, espargos, repolho ou couve-flor são alguns dos alimentos responsáveis pela gaseificação intestinal.

Maus hábitos alimentares e pouco exercício físico também contribuem para essa situação.

Remédio caseiro

Algumas ervas e plantas medicinais ajudam no combate à produção de gases. Isto porque as suas propriedades diminuem a irritação intestinal, o que diminui os gases e as secreções digestivas.

É o caso da camomila, do funcho e do lúpulo.

Para fazer um remédio caseiro com estas plantas, precisa de 30 ml de extrato de camomila, a mesma quantidade de extracto de lúpulo e de funcho.

Precisa apenas de misturar todas elas num recipiente fechado e misturar bem. Tome meia colher de chá, três vezes ao dia, sempre 15 minutos antes da refeição.

Estes ingredientes podem ser encontrados numa ervanária.

Já ouviu falar sobre Gases pela Vagina? Sabia que é possível soltar um “pum” pela vagina?