Remédio Caseiro para Gordura no Fígado

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A gordura no fígado é uma doença hepática que resulta da presença abundante de gordura no referido órgão. Muitas vezes também referida como esteatose hepática, esta doença ocorre quando vacúolos de triglicerídeos se acumulam nas células hepáticas.

Cardo-Mariano

O chá de cardo-mariano é um bom remédio caseiro para gordura no fígado, devido às propriedades desta planta.

O cardo-mariano é utilizado há bastante tempo no tratamento de diversos problemas relacionados com a vesícula biliar e com o fígado. Sendo bastante comum, esta planta é muitas vezes referenciada por outros nomes, como cardo-santo, ou cardo-leiteiro.

O cardo-mariano é rico em silimarina (um composto muito utilizado na medicina para tratar problemas de fígado) e em flavonoides, apresentando assim uma ação positiva sobre o sistema digestivo. As suas propriedades adstringentes contribuem igualmente para atenuar o impacto negativo provocado pela gordura no fígado.

Para aliviar sintomas decorrentes da acumulação de gordura no fígado, prepare o seguinte remédio caseiro com cardo-mariano.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de sementes de cardo-mariano
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo

A preparação deste chá de cardo-marino é bastante simples. Siga estas indicações:

Comece por ferver a água. Assim que começar a ferver, coloque as sementes de cardo-mariano.

Depois, deixe o chá arrefecer durante cerca de 15 minutos. Finalmente, no último passe, deve coar a mistura.

Para alcançar melhores resultados, é recomendável que beba este chá trinta minutos antes das refeições principais do dia.

Informações úteis Sobre Gordura no Fígado

A gordura no fígado é um problema que deve ser tratado através da alteração de comportamento. É essencial adquirir novos hábitos e adotar uma filosofia de vida mais saudável.

Uma alimentação mais regrada, deixar de fumar, evitar por completo as bebidas alcoólicas, ou pelo menos moderar o seu consumo, são mudanças essenciais no decurso do tratamento desta doença. E claro, não esquecer a prática de exercício físico.

Assim, este remédio caseiro para gordura no fígado não deve ser visto como um tratamento miraculoso, mas sim como um simples auxílio.

Outras sugestões

Chá de Burututu – O chá de Brututu é tradicionalmente usado para manter a depuração do fígado e da vesícula biliar. Apoia a manutenção de um PH normal dentro do estômago.