14 Remédios Caseiros para HPV

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Os principais remédios caseiros para o papilomavírus humano (HPV) incluem o uso de equinácea, Hidraste, Calêndula, óleo de orégano, astrágalo, alho, óleo da árvore do chá, óleo de tuia, cogumelos, e curcumina.

14 Tratamentos Caseiros Para HPV

O Que É O Papilomavírus Humano?

Provavelmente já ouviu falar de HPV. Aproximadamente 70% das pessoas são infectadas pelo papilomavírus humano em algum momento da vida. Muitas dessas pessoas continuaram infectadas durante anos sem nunca sentirem quaisquer sintomas ou efeitos nocivos.

O papilomavírus humano é um vírus de DNA que infecta os queratinócitos da pele ou as membranas do corpo e, pode manifestar-se de várias formas.

O indivíduo pode não pode apresentar sintomas externos ou desenvolver verrugas e lesões pré-malignas. Existem mais de 170 tipos diferentes de HPV. Sendo que mais de 40 dessas variantes são transmitidos através do contato sexual.

Onde ocorrem normalmente as verrugas?

Imagem De HPV Na Mão

Estes crescimentos ou lesões são muitas vezes encontrados nas mãos, joelhos, cotovelos, sola do pé, palma da mão, rosto, boca, língua, lábios, pescoço, laringe (cordas vocais), esôfago, pálpebras, unhas (verrugas periungueais e subungueais), região genital, perianal, oral, uretra, vulva, vagina e pênis.

O tratamento médico para o papilomavírus humano inclui o uso de medicamentos tópicos antivirais, pomadas, ácido salicílico, e alguns medicamentos de prescrição que incluem:

  • Podofilina (substância química aplicada por um médico)
  • Imiquimod (Aldara, Zyclara)
  • Podofilox (Condylox)
  • Ácido tricloroacético (químico aplicado por um médico)

O ácido Salicílico é Usado Para Tratar Algumas Verrugas.

Em algumas situações, é necessário recorrer a intervenção cirúrgica, e pode incluir:

  • Crioterapia: Este método usa nitrogênio líquido para congelar os crescimentos anormais.
  • Eletrocautério: É usada corrente elétrica para queimar as verrugas.
  • Terapia a laser: O laser remove o tecido indesejado.
  • Injeção de interferon: Raramente é usado devido ao alto risco de efeitos colaterais e preço.
  • Remoção cirúrgica

No entanto não existe uma “cura definitiva” e específica para a infecção. A prevenção é realizada através da administração da vacina contra o HPV.

Na maioria dos casos, o organismo consegue reduzir o HPV a níveis indetectáveis ​​no corpo, eliminando-o completamente por si mesmo.

No entanto, pode haver ressurgimento do HPV nos primeiros dois anos após os sintomas terem sido “diminuídos”.

É importante perceber que as lesões pré-malignas, de tipos de HPV de alto risco, podem aumentar significativamente as chances de desenvolvimento de câncer cervical (câncer do colo de útero), não devendo ser encaradas de ânimo leve.

É importante consultar regularmente o médico, especialmente se acredita ter sido infectado ou detectar verrugas ou outras lesões anormais.

Atualmente estão em desenvolvimento alguns fármacos antivirais. No entanto, devido à forma natural pela qual o HPV pode ser eliminado, os remédios caseiros são muitas vezes o tratamento recomendado.

Mais abaixo listamos alguns dos melhores tratamentos caseiros para combater o HPV naturalnente.

Sintomas Do Papilomavírus Humano (HPV)

Verruga Na Sola Do Pé

O vírus do papiloma humano pode aparecer de várias formas e tamanhos, dependendo do tipo de HPV envolvido. E embora os sintomas não sejam claramente muito visíveis, podem ser identificados através de:

Verrugas genitais: Se houver a presença de lesões planas, pequenos inchaços ou pequenas protuberâncias na vulva, no ânus, colo do útero, na vagina ou em torno dela, considere-as um sinal de papilomavírus.

As verrugas genitais nos homens aparecem sobre ou em redor do pênis, escroto ou ânus. Essas verrugas podem causar irritação, dor sensação de coceira. (Veja fotos e Conheça os Tratamentos Caseiros para Verrugas Genitais).

Verrugas comuns: Os inchaços irregulares que geralmente aparecem nas mãos, dedos ou cotovelos, são referidos como verrugas comuns. Estas verrugas comuns podem ser muito desagradáveis ​​e por vezes causar dor e sangramento.

Verrugas plantares: As verrugas plantares podem ser vistas como protuberâncias duras localizadas nos calcanhares dos pés, e causam muito desconforto. Saiba mais sobre Verruga Plantar (Olho de Peixe).

Verrugas planas: Estas são lesões escuras presentes na pele, com o topo achatado. Em crianças, geralmente aparecem no rosto, enquanto em homens adultos podem ser encontradas na área da barba. É uma lesão que aparece muitas vezes nas pernas das mulheres.

Sintomas de Câncer

Se não detectado a tempo, o HPV também pode resultar em crescimentos cancerígenos com os seguintes sintomas:

No câncer do pênis, podem aparecer como uma mudança na cor e espessura da pele do pênis, bem como haver uma aparência dolorida no pênis.

No câncer anal, pode apresentar sangramento, desconforto, coceira e dor.

No câncer vulvar, novamente, haverá uma mudança na cor da pele e na espessura da área vulvar, juntamente com dor crônica e coceira como sintoma. (Conheça outros Sintomas de Câncer de Vagina).

No câncer da garganta, pode-se sentir inflamação da garganta, dor de ouvido e tosse contínua. Também poderá haver problemas ao engolir alimentos e respirar.

Todos estes podem ser sinais e sintomas de HPV, e uma vez notados, precisam ser abordados imediatamente pelo médico.

O câncer do colo do útero também pode ser causado pela presença do papilomavírus, caso não tenha sido vacinado contra o HPV.

Remédios Caseiros Para O Papilomavírus Humano (HPV)

Os melhores tratamentos naturais incluem:

Echinacea

Tintura De Echinacea Caseira

Esta erva antiviral tão conhecida, é um dos ​​tratamentos mais populares e confiáveis para o HPV. Pode ser usada como tintura ou em forma de chás, ambos altamente eficazes no reforço do sistema imunológico, reduzindo o aparecimento de verrugas.

Os fitoesteróis e outros compostos antioxidantes presentes na equinácea (Equinácea) são capazes de estimular os glóbulos brancos e melhorar o impacto antiviral do sistema imunológico.

Hidraste (Hydrastis canadensis)

Existem duas formas de usar o Hidraste (Hydrastis canadensis) para combater o HPV. A erva pode ser usada como tintura para ser aplicada diretamente nas verrugas genitais, ou tomada na forma de suplemento, ambos disponíveis em lojas de produtos naturais e ervanárias.

A erva é conhecida há muito tempo como anti-séptica, mas as suas propriedades antivirais são o que a torna tão valiosa para o tratamento caseiro do HPV.

Calêndula

óleo De Calêndula

Como muitos outros óleos essenciais, o óleo essencial de calêndula é extremamente eficaz no tratamento de condições da pele, incluindo verrugas e inflamações que ocorrem como resultado do HPV. A forma mais popular de usar a calêndula é consumindo-a ou aplicar como um supositório.

Óleo de orégano

O óleo essencial de orégano é rico em componentes antivirais e antioxidantes que o tornam muito eficaz para o tratamento do HPV.

Sendo uma erva tão disponível, acaba por ser um dos remédios mais baratos. O óleo deve ser ligeiramente diluído antes do uso, pois pode tornar-se irritante em áreas mais sensíveis do corpo.

Folha de Oliveira

Extrato De Folha De Oliveira

Outra forma de tratar a infecção é através da folha de oliveira. A folha de oliveira possui propriedade antiviral que ajuda a reduzir a infecção. Além disso, o extrato de folha de oliveira ajuda a fortalecer o sistema imunológico, que por sua vez protege o organismo de muitos tipos de vírus, incluindo o HPV.

Instruções:

  • Prepare algumas folhas de oliveira secas e água a ferver
  • Coloque uma colher de chá de folhas secas de oliveira na água acabada de ferver
  • Deixe em infusão durante 10 a 15 minutos
  • Coe e beba o chá, de preferência todos os dias.

Nota: O chá de folhas de oliveira não está recomendado mães que amamentam ou mulheres grávidas.

Conheça os Benefícios do extrato de folha de oliveira

Astrágalo

Com propriedades antioxidantes, antivirais e antibacterianas, o astrágalo está diretamente ligado à eliminação do HPV, pois induz à produção de interleucina-2, que possui propriedades antivirais bem conhecidas.

Também pode ajudar a prevenir o câncer, importante quando o organismo lida com tipos de HPV de alto risco.

Alho

Alho

Como é óbvio, o alho é uma sugestão que não podia faltar. Os poderosos efeitos da alicina, o principal ingrediente ativo do alho, incluem atividades antivirais.

Para efeitos rápidos, pode mergulhar o alho em água durante a noite e, no dia seguinte, usar a água infundida diretamente nas verrugas genitais.

Extrato de chá verde

Chá Verde

O chá verde é um ingrediente natural multi-benéfico, que tem um papel notável na luta contra as verrugas genitais. Está provado pela pesquisa que usar um tipo particular de extrato de chá verde (chamado sinecatequinas) é útil para fazer com que a verruga desapareça.

Além disso, não necessita retirar o extrato depois de aplicá-lo, uma vez que é totalmente inofensivo para a pele.

No caso de verrugas genitais, pode tentar usar o extrato de chá verde diretamente na área afetada. Deixe a área secar completamente. Esfregue e deixe como está. O ideal será usar o método à noite, antes de ir para a cama, e lavar pela manhã.

Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá não só oferece efeitos antivirais maravilhosos quando aplicado diretamente nas áreas afetadas, como também aumenta a imunidade no organismo, aumentando o número de glóbulos brancos, atacando o vírus de duas frentes.

Óleo de Mamona (rícino)

O óleo de rícino é outra forma natural de travar a infecção. Este óleo maravilhoso contém alguns compostos complexos benéficos para eliminar as verrugas genitais.

Instruções:

Antes de dormir, aplique um pouco de óleo de rícino nas verrugas e nas regiões afetadas.

Alternativamente, mergulhe alguns dentes de alho no óleo de mamona e aplique nas verrugas, mantendo o alho no local com a ajuda de uma bandagem ou fita adesiva. Deixe atuar durante a noite e aplique todos os dias durante algumas semanas.

Óleo de Tuia

Embora não seja o remédio mais recomendado, o óleo de tuia (Thuja occidentalis), planta também conhecida como tuia-maça, árvore-da-vida e cedro-branco, é o remédio preferido nas práticas ayurvédicas.

Este óleo procura e neutraliza as células infectadas, e elimina os sintomas do vírus, incluindo verrugas. Infelizmente, o óleo de tuia pode causar irritação, particularmente em algumas áreas delicadas onde o HPV ataca. Dilua sempre o óleo com um óleo carreador, antes de aplicá-lo na pele.

Hamamélis

Hamamélis

Usada em uma série de remédios, a hamamélis é uma planta extremamente popular para ajudar uma série de problemas de pele. Tal como o óleo da árvore do chá, esta planta maravilhosa também faz parte de muitos produtos para a pele.

É bem suave, e não queima ou coça na pele como o óleo da árvore do chá. Lembre-se de não aplicá-la nas membranas mucosas (que incluem o revestimento interno vaginal ou anal) devido a uma possível irritação.

Está provado pela pesquisa que a hamamélis pode ajudar contra o HPV-16, um dos vírus causadores de verrugas genitais.

Cogumelos

Cogumelos Crimini

Existem muitas propriedades antivirais e antimicrobianas presentes nos cogumelos, que os tornam extrememente valiosos no tratamento do HPV. Adicioná-los à dieta pode ser uma forma prática e deliciosa de combater muitas infecções virais e vários tipos de câncer em todo o corpo. (Conheça os Cogumelos Crimini, Coriolus Versicolor e Juba de Leão.)

ESCOLHA DO EDITOR: Os 12 melhores remédios caseiros para molusco contagioso

Curcumina

Suplemento De Curcumina Em Cápsulas

As propriedades anti-cancerígenas e antivirais da curcumina são comprovadas pela ciência. Trata-se do principal ingrediente da cúrcuma (açafrão-da-terra). Ao adicionar este tempero maravilhoso às suas refeições, consegue aumentar significativamente a força de sistema imunológico e proteger o corpo de vírus.

Descubra os Benefícios Surpreendentes da Curcumina

Algumas mudanças no estilo de vida que podem ajudar

Como se sabe, o HPV é uma infecção transmitida por contato sexual. A pessoa infectada pelo vírus tem um possível risco de disseminá-lo (transmiti-lo) para outras pessoas. Em caso de dúvida, o melhor será usar sempre práticas sexuais seguras. Usar sempre proteção é o melhor caminho a seguir.

Algumas evidências sugerem que fazer as mudanças necessárias na dieta também pode melhorar os sintomas. Alguns alimentos, como os vegetais crucíferos (couve-flor e  brócolis), mostraram ser extrememente úteis para parar o crescimento e reduzir o desenvolvimento de verrugas genitais.

Palavra de cautela

Mais uma vez, tenha consciência de que o HPV é essencialmente inofensivo, mas muitas vezes pode levar ao desenvolvimento de lesões pré-malignas perigosas e aumentar drasticamente a chances de vários tipos de câncer.

É importante falar o médico se acredita que está desenvolvendo HPV ou tem sinais de verrugas genitais.

Os tratamentos caseiros citados são sugeridos apenas como complemento ao tratamento médico, medicamentos tópicos antitumorais, pomadas, e não devem de forma alguma substituir a consulta médica.

Referências

1 https://www.sciencedirect.com/
2 https://onlinelibrary.wiley.com/
3 https://academic.oup.com/
4 https://www.sciencedirect.com/
5 https://www.liebertpub.com/
6 https://onlinelibrary.wiley.com/
7 https://www.liebertpub.com/
8 http://global-research-online.com/
9 https://onlinelibrary.wiley.com/
10 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
11 https://www.tandfonline.com/
12 https://onlinelibrary.wiley.com/

Continua » Vírus do papiloma humano na Boca