3 Remédios Caseiros para Intestino Preso (de Efeito Rápido)

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Lidar com problemas do aparelho digestivo e intestinais torna-se por vezes complicado e causa algum desconforto, isto quando a situação não é demasiado séria.

A prisão de ventre ou o chamado “intestino preso” é uma dessas situações desconfortáveis. Dura algum tempo, e é caracterizada pela total ausência de defecação, durante três dias, ou quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana.

3 remédios caseiros eficazes para a prisão de ventre

A sensação de intestino ressecado presiste, em que as fezes ficam duras, pequenas e secas, e são bastante difíceis de eliminar.

Tudo isto resulta num estômago inchado, num intestino cheio e por vezes, em cólicas intestinais difíceis de aguentar.

São várias as causas apontadas para o surgimento da prisão de ventre.

Para além da comum falta de fibras alimentares na alimentação regular, a prisão de ventre pode ocorrer pela falta de atividade física, desidratação, medicação, através do consumo de leite ou devido a problemas no intestino.

Ingerir muitos alimentos processados, por exemplo, ajuda a aumentar as chances de prisão de ventre, pois as fibras naturais são retiradas dos alimentos.

Se você é uma daquelas pessoas que evita ao máximo ir à casa de banho, então a prisão de ventre pode ser um perigo iminente.

O ideal é identificar o quanto antes o intestino preso, para melhorar a flora intestinal e a sensação de conforto. Basta, para isso, manter uma dieta com bastante fibra, que ajude o intestino a funcionar e beber muita água.

3 Remédios Caseiros para tratar o Intestino Preso

papaia MAMÃO

Nem sempre é necessário o uso de laxantes e existem remédios caseiros eficazes que podem ajudar na resolução de problemas intestinais simples.

Mamão, Linhaça…

Bata, num liquidificador, meio mamão sem sementes, um copo de água, uma colher de sopa de linhaça e um pouco de mel ou açúcar.

Beba esse batido sempre que quiser, pois as fibras do mamão e da linhaça ajudarão no combate ao intestino preso. Frutas como a ameixa, a uva, a laranja são também ricas em fibra, tal como o feijão, a abóbora e a lentilha.

De seguida vamos-lhe mostrar como fazer um laxante caseiro de efeito rápido para evacuar de imediato e todos os dias.

Óleo de Rícino

Oleo De Ricino

O Óleo de rícino é usado como laxante há milhares de anos, mas só recentemente os cientistas descobriram como e porque funciona.

Os pesquisadores descobriram que o ácido ricinoleico, o principal ácido gordo presente no óleo de rícino, liga-se aos receptores das células do músculo liso das paredes intestinais.

Uma vez que o ácido ricinoleico se liga a esses receptores, faz com que esses músculos se contraiam e empurrem as fezes, tal como outros laxantes estimulantes o fazem.

Este óleo tem um efeito semelhante no útero, razão pela qual tem sido utilizado para induzir o parto.

Como usar

O óleo de rícino é para tomar por via oral. Existem outros laxantes que funcionam lentamente durante a noite, no entanto o óleo de rícino é melhor ser tomado durante o dia, porque ele funciona rapidamente. O ideal será tomá-lo quando tiver algum tempo para passar em casa.

A dose de óleo de rícino usada para tratar a prisão de ventre em adultos é de 15 mililitros. Para mascarar o sabor do óleo e facilitar a sua ingestão, coloque o óleo na geladeira durante pelo menos uma hora para esfriá-lo.

Em seguida, misture a quantidade indicada a um copo cheio de suco de frutas, laranja etc…

Quanto tempo tenho de usar o óleo de rícino para a prisão de ventre?

O Óleo tem um sabor horrível, mas os resultados são rápidos. Quem o toma pode esperar um alívio da prisão de ventre dentro de minutos ou poucas horas depois de tomá-lo.

Portanto, não é uma boa ideia ingeri-lo antes de dormir como faria com outros laxantes.

Como qualquer laxante estimulante, o óleo de rícino não deve ser tomado durante muito tempo, uma vez que pode reduzir o tônus muscular dos intestinos e levar à obstipação intestinal crônica. Se depois de tomar esta receita natural continuar a ter o intestino preso, consulte o seu médico para outra opção de tratamento.

Contra indicações do Óleo de rícino

Uma vez que o óleo de rícino pode fazer contrair o útero, o seu uso não é recomendado durante a gravidez. Também não é recomendado para uso regular em crianças menores de 12 anos. Antes de administrar óleo de rícino ao seu filho, fale com o pediatra primeiro.

Em adultos com mais de 60 anos, o óleo de rícino pode piorar os problemas intestinais quando utilizado durante longos períodos.

É importante saber também que o óleo de rícino diminui a quantidade de potássio no nosso corpo.

As pessoas que tomam medicamentos Diuréticos, que também diminuem a quantidade de potássio no organismo, Antibióticos, incluindo a tetraciclina, medicamentos ósseos, anticoagulantes e medicamentos para o coração, devem evitar o uso deste óleo.

Chá de Cascara Sagrada para Evacuar

Cascara Sagrada Rhamnus Purshiana

Alivia a obstipação, trata herpes labial…..

O poder purgante da Cáscara Sagrada ganhou a reputação de laxante mais utilizado do mundo e fez da planta o principal ingrediente ativo de vários Medicamentos laxantes de venda livre.

“Os ingredientes ativos existentes na cáscara sagrada – antraquinonas – produzir contrações ondulatórias dos músculos da parede intestinal”. De acordo com Norman Farnsworth “A maioria das pessoas vê resultados dentro de oito horas.”

Mas atenção… Apesar da cáscara sagrada ser comercializada como um “remédio da natureza” ou “totalmente natural”, ela apresenta os mesmos riscos que todos os laxantes estimulantes.

Se for usada de forma regular, pode dar origem a uma condição conhecida como síndrome do intestino preguiçoso, quando a pessoa não consegue evaquar sem estimulação química!

Algumas antraquinonas, incluindo algumas das encontradas na cáscara sagrada, tem a capacidade de matar a herpes simplex, o vírus que causa a herpes labial.

Outro ingrediente presente na cáscarda sagrada – aloe-emodina – tem uma ação anti-leucemia em animais de laboratório, dando algum suporte ao uso tradicional da erva como um tratamento alternativo ao câncer.

Infelizmente, a aloe-emodina também é bastante tóxica, e são necessárias mais pesquisas antes de ser usada para tratar a leucemia.

Suplemento De Cascara Sagrada

A melhor forma de tomar a cascara sagrada de forma segura é a compra de um suplemento que contém esta erva como seu ingrediente ativo e seguir as instruções de uso indicadas no produto.

Sempre que usar a casca deste arbusto, certifique-se que foi envelhecido por pelo menos um ano antes do uso. A Casca que não tenha sido envelhecida correctamente contém produtos químicos que podem causar diarreia violenta e cólicas intestinais severas.

Cha De Cascara Sagrada Para Evacuar

Para fazer um chá laxante, ferva uma colher de chá de casca bem seca em três copos de água durante 30 minutos. Beba o chá à temperatura ambiente, 1 a 2 copos por dia.

Nota Importante: Evite usar cascara sagrada, se estiver grávida, se tem úlceras, colite ulcerativa, síndrome do intestino irritável, hemorróidas ou outros problemas gastrointestinais.