Remédio caseiro para laringite (Laringe Inflamada)

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

O pepino e o mel usados em conjunto são um óptimo remédio caseiro para a laringite (laringe inflamada). A laringite é, como o próprio nome indica, uma inflamação da laringe que normalmente se encontra associada a infecções nas vias respiratórias superiores.

laringite

Por vezes, a causa desta inflamação pode ser o uso de forma excessiva da voz, choques térmicos, exposição ao fumo ou a permanência em locais húmidos ou com cheiro intenso a mofo.

Os principais sintomas são a rouquidão, a dor de garganta, a tosse, a dificuldade em engolir os alimentos e a afonia, contudo, em situações mais extremas, é comum verificarem-se dificuldades respiratórias. Um bom remédio caseiro para reduzir os sintomas desta doença é o sumo de pepino adoçado com mel natural.

garganta irritada e inflamada

Remédio caseiro para laringite (Laringe Inflamada)

A preparação deste sumo é bastante fácil. Para tal, é necessário descascar um pepino de tamanho médio e batê-lo no liquidificador juntamente com 750 ml de água. Depois, basta separar o sumo obtido por 5 copos e juntar, a cada um deles, uma colher de chá de mel natural.

Mel de flor de manuka Leptospermum scoparium

O mel e o pepino irão acalmar a zona inflamada da garganta, através da lubrificação do local, reduzindo assim a irritação e os sintomas característicos da inflamação.

O tratamento deve ser realizado com a ingestão de um copo de sumo a cada refeição, ou seja, três vezes ao dia. Contudo, o mesmo não substitui o descanso dos órgãos da fala, nem a remoção do causador da inflamação.

Leia Também