22 Remédios Caseiros para Nevralgia do trigêmeo, Atípica, Occipital, do Glossofaríngeo e Pós-herpética

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Os nervos faciais por exemplo, devido ao excesso de frio por correntes de ar fria ou outro motivo idêntico, podem ficar inflamados.

A dor proporcionada por esses nervos, chama-se de nevralgia ou neuralgia.

A neuralgia pode ser causada por má circulação, ou por motivos externos (excesso de frio por exemplo), como referi anteriormente.

É um problema muito chato, pois a pele por exemplo, pode ficar muito sensível ao toque.

Tipos de Nevralgia

Neuralgia do trigêmeo

Desordem caracterizada por episódios de dor facial intensa ao longo do nervo trigeminal (nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular).

Nevralgia trigeminal atípica

Dor facial unilateral, que por vezes afeta o pescoço. É uma forma de neuralgia trigeminal, que afeta o quinto nervo craniano. É uma dor no nervo difícil de diagnosticar, pois é rara e os sintomas sobrepõem-se com várias outras doenças.

Os sintomas podem ser confundidos com a enxaqueca, ou problemas dentários, tais como disfunção da articulação temporomandibular ou problemas músculo-esqueléticos.

Nevralgia occipital

Dor persistente na base do crânio, semelhante a um choque elétrico, que afeta a parte superior do pescoço, parte de trás da cabeça e por trás dos olhos.

Nevralgia do glossofaríngeo

Consiste em ataques de dor recorrentes na parte posterior da garganta, área perto das amígdalas, parte de trás da língua, e parte da orelha, juntamente com algum déficit de sensibilidade nos nervos glossofaríngeos.

A dor desencadeia-se devido ao mau funcionamento do nervo glossofaríngeo.

A Neuralgia do glossofaríngeo é uma doença rara, que começa geralmente após os 40 anos e ocorre mais frequentemente em homens.

Muitas vezes, a sua causa é desconhecida, outras vezes é o resultado de uma artéria mal posicionada que comprime o nervo glossofaríngeo perto de onde ele sai do tronco cerebral.

Raramente, a causa é um tumor no cérebro ou no pescoço

Nevralgia pós-herpética

A neuralgia pós-herpética é uma complicação causada pela varicela (herpes zoster). Afeta as fibras nervosas e a pele, causando dor e queimação.

Apesar de não ser uma ameaça à vida, é em muitos casos uma condição bastante dolorosa. A dor pode ser tão grave que às vezes é como um choque elétrico.

Alguns casos de Neuralgia do trigêmeo são causadaos pela extração de dentes.

A neuralgia do trigêmeo é uma condição em que existe dor aguda no nervo trigeminal do rosto. O principal sintoma da neuralgia do trigêmeo é a dor facial que se espalha sobre a testa, olhos, nariz, bochechas, dentes, e queixo.

Na maioria dos casos, afeta apenas um lado do rosto. Muito raramente os 2 lados do rosto estão envolvidos.

Em alguns casos, a dormência e as contrações do rosto também acompanham a dor.

Esta dor do nervo é causada geralmente por:

  • a) quando um vaso sanguíneo comprime o nervo
  • b) envelhecimento
  • c) danos na bainha do nervo

A dor por vezes pode ser desencadeada devido a atividades de rotina simples como escovar os dentes, lavar roupa, a exposição ao ar frio, e lavar o rosto.

Remédios Caseiros e homeopáticos

Os Remédios homeopáticos têm um grande papel a desempenhar na redução da recorrência de ataques de dor.

Não só aliviam a dor associada a esta desordem nervosa, como também garantem que a recorrência dos ataques reduza.

Medicamentos homeopáticos para Neuralgia do trigêmeo quando o Lado direito do rosto é afetado

Magnesium Phosphoricum D6

Magnesium Phosphoricum D6: O magnésio é um medicamento homeopático muito útil para a neuralgia trigeminal do lado direito da face.

O Kalium phoshphoricum também está indicado para as dores faciais do lado direito.

Remédios homeopáticos para dor Facial no lado esquerdo

A Spigelia é um dos remédios homeopáticos mais eficazes para a Neuralgia do trigêmeo quando a dor facial está no lado esquerdo. Esta dor costuma ser muito intensa e piora ao toque.

Outro medicamento para a condição no lado esquerdo é o Lachesis, quando estão presentes, muito calor no rosto e cabeça, juntamente com a dor.

Quando a dor facial é acompanhada de dormência

A Chamomilla é um medicamento maravilhoso para a dor facial com dormência. A pessoa entende que um lado da face está vermelha e quente e no outro lado está pálida e fria.

Verbascum Thapsis

Outro medicamento para esta condição é o Verbascum Thapsus, quando o lado esquerdo está envolvido. A condição agrava-se com a mudança de temperatura.

E se esta queixa afeta o lado direito do rosto, o Mezereum tem resultados muito bons. A principal indicação no sentido de este medicamento ser pior de comer.

Quando a dor facial é acompanhada por contrações

A Belladona é bem indicada para esta condição quando o rosto está quente, muito vermelho e inchado. Outro medicamento, o Agaricus muscarius, está indicado quando existe sensação de agulhas geladas a penetrar através do rosto.

Quando a neuralgia do trigêmeo é causada por lesão

Hypericum Perforatum

Quando a neuralgia do trigêmeo se inicia após uma lesão, existem dois medicamentos que precisam de uma menção especial.

O Primeiro é o Allium cepa, quando o lado esquerdo é afetado. O Segundo é o Hypericum perforatum, quando a dor se desencadeia no lado direito.

Quando o problema é desencadeado por emoções

Se o problema for desencadeado por excitação emocional, o remédio homeopático Coffea cruda é a melhor escolha.

Quando é desencadeada por exposição ao ar frio

Se a queixa começa devido a exposição ao frio, exisem 2 medicamentos; Acônito e Dulcamara, que podem ser usados.

O primeiro deve ser utilizado depois da exposição ao vento frio e seco, e o último, após a exposição ao vento frio e húmido.

Quando a causa foi a extração de um dente

Quando o problema surge após a extração de um dente, a medicina homeopática dispõe de um medicamento específico para o tratamento, o Hekla lava. 

Para as neuralgias que surgem devido a cárie nos dentes, o medicamento Plantago major é o mais indicado. Este medicamento também funciona bem se a condição ocorrer devido a infecção do ouvido médio.

Mezereum

Remédio Homeopático Mezereum

Um dos medicamentos homeopáticos mais eficazes para a neuralgia pós-herpética com sensação de queimação na pele.

O Mezereum está classificado entre os melhores medicamentos homeopáticos para a neuralgia pós-herpética. É a prescrição mais adequada quando as dores nevrálgicas pós-herpéticas são violentas juntamente com a sensação de queimação na pele.

O Mezereum também é útil durante o herpes zoster ativo, quando as erupções estão presentes.

Os principais sintomas a verificar antes de prescrever o Mezereum durante a infecção com o herpes zoster são, coceira violenta, erupção cutânea dolorosa com bolhas e sensação de queimação na pele.

Embora os remédios homeopáticos sejam seguros, certifique-se de consultar um homeopata antes de os usar.

Chá de tomilho, louro e manjerona

Felizmente existe um ótimo chá, uma cura natural, que pode ajudar bastante nestes casos. A preparação do chá para tratar os sintomas da neuralgia, encontram-se em baixo:

Para preparar o chá, deve adicionar 1 punhado de tomilho, de louro e também de manjerona, e depois deve colocar num recipiente com mais 500ml de água e ferva durante cerca de 10 minutos.

Depois de esta infusão estar fervida, tape e deixe arrefecer, no final coe e coloque açúcar para adoçar o chá ao seu gosto, mas tenha moderação na quantidade de açúcar, não mais que 3 colheres.

Deve beber o chá enquanto ainda estiver morno. Pode beber este chá até 4 vezes ao dia, e deve fazê-lo até que as dores passem totalmente, se tal não acontecer é recomendável que contacte um médico.

Camomila alemã (Matricaria recutita ou Chamomilla recutita)

Foi considerada uma das nove ervas sagradas dadas ao mundo pelos antigos anglo-saxões. Atualmente é amplamente utilizada como uma erva calmante.

A Matricaria atua como um tônico para o sistema nervoso e é frequentemente utilizada para aliviar dores nas costas.

O óleo essencial da flor de camomila alemã contém bisabolol, flavonóides e azulenos, que dão a esta erva a suas propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e de relaxante muscular.

Bardana (Arctium lappa)

A raiz de bardana é descrita como um “purificador do sangue” ou “alterativo” e acredita-se que ajude a eliminar as toxinas da corrente sanguínea. Tem também um excelente efeito sobre a saúde das articulações, incluindo a saúde das vértebras e tecido circundantes.

Fosfato de magnésio

Atua como um relaxante natural dos nervos e músculos e também é frequentemente recomendado para as dores de cabeça tensionais.

Junípero (Juniperus communis)

Oleo Essencial De Junipero Zimbro

O óleo essencial das bagas de zimbro (conhecido também como cedro, junípero e zimbrãor) é rico em flavonóides, taninos e, especificamente, monoterpenos que, quando usados como remédio herbal são ótimos para a neuralgia e outras dores musculares. A pesquisa mostra que a erva também ajuda a tratar a diabetes.

Asperula odorata

A Asperula odorata ou Asperula Odorífera de nome científico Galium odoratum, é uma planta medicinal que contém cumarinas que têm efeito antiespasmódico e sedativo, ajudando no tratamento de agitações do sistema nervoso.

As partes usadas da planta são as partes aéreas, que devem ser secas e utilizadas em infusões para o tratamento da neuralgia.

Fisioterapia

Uma forma comum de fisioterapia para o tratamento da neuralgia occipital é a massagem. Massagear a área dolorosa pode ser a chave para um bom fluxo de sangue e oxigênio nos nervos.

O aumento do fluxo sanguíneo e oxigênio pode ajudar a curar os nervos danificados.

Outra forma eficaz de terapia física é completar o tratamento com alguns exercícios de costas e pescoço. Estes exercícios vão ajudar a fortalecer os músculos das costas e pescoço e permitir uma melhor postura.

A má postura, como curvar e flexionar o pescoço para baixo, pode colocar pressão sobre os nervos e levar a dores de cabeça.

Existem muitas opções além de fisioterapia para o tratamento da neuralgia occipital. Os métodos mais conservadores incluem calor, descanso, medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

Os medicamentos anticonvulsivantes prescritos pelo seu médico também podem ajudar a aliviar a dor.

Outra opção envolve o uso de um bloqueio do nervo occipital, que ajuda a amortecer o nervo.

Se os métodos conservadores se revelarem ineficazes e a dor for crônica e grave, você pode precisar de realizar uma cirurgia para aliviar a dor.

Já ouviu falar da Neuralgia Occipital?