Remédio Caseiro Para Oxiúrus

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 11/08/2019

O oxiúrus é um problema de saúde que afeta na sua maioria crianças, e que afeta o ânus. Esta doença tem como principal sintoma de identificação a coceira no ânus e em toda a região anal.

O oxiúrus ocorre a partir do Nematódeo Enterobius Vermicularis, parasita que vive na flora intestinal, que pões os seus ovos na região do ânus; estes vermes são mais ativos durante a noite, são brancos e têm a espessura de um fio de cabelo.

Uma criança que sofra de oxiúros tem como principal sintoma a vontade de coçar sempre o ânus, também pode haver outros sintomas como enjoos, emagrecimento e irritabilidade. Em casos mais raros é possível desenvolver-se uma apendicite ou mesmo convulsões.

Há que ter especial atenção às meninas, pois como este verme deposita os seus ovos junto ao ânus, pode haver contaminação da vagina quando a menina vai coçar-se, levando a uma possível infeção urinária e em casos mais graves a esterilidade.

Tratamento Para o Oxiúros

O tratamento mais comum é a aplicação de uma dose de vermífugo, pomada anestésica e anti-helmíntica que elimina os vermes, evitando assim que a criança se coce.

No entanto a infestação é recidiva, pois os ovos continuam a sair nas fezes, por isso há que ter cuidados redobrados, lavar sempre as mãos após fazer as necessidades e mesmo lavar o ânus em vez de limpar com papel. Roupas, brinquedos também devem ser lavadas.

Remédio Caseiro Para Oxiúrus

No entanto uma forma de pode eliminar o verme internamente é através de um remédio caseiro contra os oxiúrus que tem como base o uso de hortelã. A hortelã tem na sua constituição vitaminas A, B e C, minerais como o cálcio, fósforo, ferro e potássio.

Uma vez que a hortelã tem propriedades antissépticas e anestésicas, esta irá promover uma limpeza do trato digestivo, daí ser recomendada para a eliminação o oxiúrus.

Faça um batido de leite com 10 folhas de hortelã, 3 paus de hortelã e 1 colher de sopa de mel. Dê de beber à criança em jejum, uma vez por semana.

Remédio caseiro com bicarbonato de sódio

Dilua 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água por dia. É uma excelente opção para eliminar estes vermes. Antes de usar a solução a pessoa deve tomar seu banho de higienização antes ou lavar as partes interessadas com sabonete comum. Espero ter ajudado.

Referências

E você, já sofreu ou sofre com este probleminha? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas!

Descubra como fazer 10 Remédios Caseiros para Coceira Anal

VOLTAR PARA »
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.