Remédio caseiro para panarício (alho e leite)

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 09/09/24

Nunca teve uma inflamação estranha à volta das suas unhas dos pés ou das mãos?

Continua depois da Publicidade

Ora bem pode ter contraído o panarício (Paroníquia).

Ler também:

Como parar de roer as Unhas
– Remédio caseiro para Unhas Fracas

O panarício, também conhecido por unheiro é uma pequena inflamação que cresce em redor das unhas, tanto nas mãos como nos pés, provocada por bactérias ou pelo fungo Candida Albicans que danificam a pele, caso a pele esteja húmida. Aliás o hábito de roer as unhas é a maneira perfeita e a mais comum para manter essa zona sempre húmida.

Os principais sintomas desta inflamação são muita dor na zona afetada, uma aparência mais avermelhada e a origem de pus na região infetada.

Remédio caseiro para panarício

Normalmente, o panarício poderá durar entre três a dez dias, depende de pessoa para pessoa. Porém, não se preocupe, pois nós temos a solução que andava á procura: um remédio caseiro bastante eficaz para panarício.

Este remédio caseiro 100% natural é principalmente constituído por Leite e alho.

O leite por ser considerado um dos melhores componentes hidratantes naturais para tratar do panarício, e o alho por este ser um alimento rico em propriedades algumas substâncias como a alicina, ajoena e a alina com a capacidade de prevenir e tratar infecções bacterianas e fúngicas.

O alho é o tratamento alternativo muitas vezes utilizado no combate de leveduras, como a Cândida Albicans.

Aprenda a receita para curar o panarício.

Modo de Preparação

1) Numa panela ferva ¾ de uma xícara de leite;
2) Adicione dois dentes de alho picados;
3) Junte-lhe um pouco de pão para oferecer uma consistência mais firme ao preparado e para permitir uma melhor absorção do leite;
4) Deixe arrefecer esta mistura;
5) Coloque o remédio numa compressa e aplique sobre o panarício;
6) Deixe a compressa nessa região durante cerca de 20 minutos

Este remédio caseiro para panarício deve ser trocado três vezes por dia, para obter os resultados desejados. Outras recomendações para tratar o panarício são as seguintes:

– Levantar a pele na região afetada para não encravar;
– Evite roer as suas unhas ou até mesmo a pele em volta delas;
– Tenha a sua vacina do tétano sempre em dia;
– Desinfete as suas mãos e os seus pés frequentemente.

Se o panarício persistir e continuar com mau aspeto durante vários dias, então deverá consultar um médico especializado (dermatologista) de imediato, de forma a lhe serem receitadas os cremes ou pomadas indicadas para combater o fungo ou bactéria.

Continua depois da Publicidade

Saiba Como Tratar Infecções Fúngicas Vaginais Usando Alho

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24