Remédio caseiro para perda abundante de sangue na menstruação

Conteúdo revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Última Atualização: 30/10/19

Durante três a sete dias, todas as mulheres em idade fértil passam pela menstruação, período em que o seu ciclo fértil daquele mês termina, para dar início a um novo.

Continua depois da Publicidade

Caracterizada pela perda abundante de sangue, a menstruação leva a mulher a perder diariamente, até oito compressas, tampões ou pensos higiénicos, ou seja, 30 a 60 gramas de sangue por menstruação.

Afirma-se que, quando uma mulher usa mais do que oito dessas compressas por dia ou tem que mudar o seu penso/ tampão de hora em hora, então ela sofre de menstruação abundante.

A chamada hipermenorreia ou Menorragia (hemorragia menstrual excessiva), provoca desconforto e embaraço, mas não é caso para alarmismo.

As causas podem ser diferentes, mas normalmente, são atribuídas à utilização do contraceptivo DIU, o dispositivo intra-uterino, à suspensão da pílula contraceptiva ou a uma normal alteração hormonal que aconteceu, especificamente durante aquele ciclo.

Existem outras causas, que prenunciam uma situação mais grave, como a identificação de miomas ou de cistos nos ovários.

Nesses casos, a hipermenorreia não provoca apenas desconforto, pode provocar também, cansaço, unhas quebradiças e queda de cabelo.

Em casos mais sérios, pode até provocar anemia, a diminuição dos níveis de hemoglobina no sangue.

Estima-se que uma em cada cinco mulheres pode sofrer deste problema frequentemente, para a qual já existe um tratamento específico.

Mas, se quer escapar a consultórios médicos, existem remédios caseiros para hemorragia menstrual que podem resolver esta situação.

Remédio caseiro para perda abundante de sangue na menstruação

A couve é o alimento que a pode ajudar a reduzir a abundância da menstruação forte. Basta juntar, no liquidificador, um copo de água, uma folha de couve, um pouco de manteiga e bater.

O batido está pronto, depois de coado deve ser tomado em jejum nos primeiros três dias da menstruação.

Caso não queira tomar o batido, pode sempre comer uma folha de couve cozida em jejum. Os minerais, como o cálcio, o ferro e o fósforo presentes na couve, ajudam a combater a menstruação abundante.

» Saiba tudo sobre Sangramento Vaginal Pós-Parto? Quanto Tempo Dura? É Normal?

Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
    Última atualização da página em 30/10/19