Remédio Caseiro para Perda da Voz

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Perdeu a sua voz ? Então temos a solução adequada para o seu problema.

A perda de voz, também conhecida como afonia, é resultante de uma laringite, e um problema frequente ao qual as cordas vocais incham e perdem a capacidade de se moverem normalmente de forma a produzirem os sons que constituem a fala.

Medicamente falando é uma inflamação das cordas vocais que causa rouquidão e por vezes a perda total da voz se não for tratada atempadamente. Esta tem como causas principais o uso excessivo ou o abuso da utilização da sua voz, falar muito alto, gritar, por exemplo.

O aparecimento de um resfriado e a ingestão de alimentos gelados podem ser também uma causa para o desaparecimento da voz.

Existem bastantes remédios caseiros, mas nós temos o mais eficaz. Trate a sua voz com um excelente e delicioso xarope caseiro. Para preparar este xarope apenas necessita de alguns ingredientes, uma cenoura ralada, uma rodela de abacaxi, três chavenas de água e três colheres de mel.

Como preparar o remédio caseiro para perda da voz

Misture a cenoura, o abacaxi e a água e leve ao lume para ferver durante 5 minutos, após isto deixe repousar durante 30 minutos. Tome o xarope, uma colher de sopa de 6 em 6 horas, durante cerca de 3 a 4 dias.

A perda de voz poderá ser um problema grave de saude, por isso requer outros cuidados para além de tomar este xarope caseiro. Deve também descansar a voz, falar pouco e beber muitos líquidos, principalmente água para que as suas cordas vocais se mantenham hidratadas e humedecidas.

Normalmente os sintomas de rouquidão desaparecem com o tratamento adequado que lhe propomos mas se realizou este tratamento correctamente e descansou a sua voz e mesmo assim não sentiu que o estado da sua voz estivesse a melhorar deve consultar um médico ou farmacêutico para lhe dar um diagnóstico mais adequado ao seu problema de perda de voz, pois uma rouquidão que não passa e que persiste durante várias semanas, poderá ser um sintoma de um problema grave.