Remédio Caseiro Para Plantas Venenosas e Tóxicas

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Praticamente todas as ervas ou plantas são tóxicas ou venenosas, umas com nível de toxicidade elevado, outras que mal se nota. Estas apresentam na sua constituição elementos que podem ser nocivos tanto para os seres humanos como para animais.

Esse grau de toxicidade pode ser apresentado em duas formas distintas, através da sua ingestão (responsáveis pelos sintomas de intoxicação) ou através do contacto cutâneo (ou seja através de cortes e toque na pele).

Estas plantas têm vindo a ser estudadas por botânicos para avaliar os seus efeitos na saúde e mesmo para encontrar plantas que possam ser usadas a nível medicinal, mais concretamente para encontrar formas de combater a sua toxicidade.

Algumas destas plantas encontram-se nas florestas e nós não damos conta. É claro que não as ingerimos, mas ao passearmos podemos tocar nelas e ficar com uma infeção ou irritação na pele devido ao corte ou contacto com a mesma. Nestes casos o que fazer?

Remédio Caseiro Para Plantas Venenosas e Tóxicas

Há um remédio caseiro que pode aplicar sobre a pele onde a planta tocou ou fez o corte. Este remédio caseiro implica o uso de bicarbonato de sódio, que tem como objetivo acalmar a pele. Como Aplicar o Bicarbonato de Sódio Para Aliviar a Pele?

• Faça uma pasta com o bicarbonato e um pouco de água.
• Aplique a mistura sobre a zona da pele afetada.
• Cubra com uma gaze limpa.
• Reaplique 3 vezes ao dia.

Notará um alívio refrescante imediato. Vá aplicando até deixar de ter a sensação de irritação na pele. Também pode usar um sal de frutas invés do bicarbonato de sódio, pois tem o mesmo efeito.