Remédio caseiro para prisão de ventre no bebé

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A prisão de ventre ou obstipação intestinal, é, nos adultos, considerada um problema de saúde que poderá inclusive ter alguma gravidade e provocar algumas complicações. Este problema afeta as pessoas das mais diversas idades, e torna-se extremamente desagradável e prejudicial ao correto funcionamento do organismo.

Para os adultos, existem medicamentos e formas de tratamento que permitem tratar este problema e levar uma vida normal. No entanto, é frequente a prisão de ventre surgir igualmente em bebés. E, no fundo, nos bebés a prisão de ventre é algo normal e por isso não deve ser demasiado preocupante.

Este problema surge nestas idades porque o organismo do bebé ainda não está suficientemente desenvolvido para conseguir suportar corretamente os processos de digestão de alimentos. A prisão de ventre nos bebés é desagradável porque lhes provoca bastante desconforto e eles acabam por sentir sensações de dor e chorar bastante.

Assim, e como os medicamentos são fortes e nunca recomendados para bebés, devemos tentar aliviar a sua prisão de ventre recorrendo unicamente a remédios naturais.

Remédio caseiro para prisão de ventre no bebé

A laranja tem sido provada como tendo um efeito interessante nos bebés que estejam perante este problema. O truque é bastante simples: basta preparar cerca de 20 ml de sumo de laranja completamente natural, ou seja, produzido literalmente e unicamente a partir da laranja. Esta toma de 20 ml de suco de laranja deve ser realizada entre as refeições caso o bebé ainda se encontre em fase de amamentação.

Caso a alimentação do bebé já seja mais completa, aconselha-se também alguma ingestão (embora nunca exagerada) de alguma aveia, já que a aveia ajuda a soltar o intestino e portanto a resolver este problema. Em qualquer dos casos, nunca e em qualquer situação os bebés devem tomar medicamentos ou laxantes. Isto porque o seu organismo ainda é frágil e porque a toma de laxantes pode provocar problemas de hidratação.