Remédio caseiro para rachaduras nos mamilos

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Remédio caseiro para rachaduras nos mamilos

As fissuras ou rachaduras na mama (mamilo) tornam-se particularmente comuns durante o período de amamentação, pelo que, é necessário encontrar alternativas que ajudem a combater eficazmente este desagradável problema.

Curiosamente, o próprio leite materno poderá revelar-se como um dos melhores tratamentos caseiros e naturais para as rachaduras na mama, uma vez que é rico em poderosas propriedades hidratantes e cicatrizantes, que contribuirão para o desaparecimento destas imperfeições da pele.

Após amamentar, espalhe um pouco de leite à volta do mamilo, e deixe secar naturalmente, sem tapar. Este procedimento deverá ser repetido regularmente, até que as rachaduras comecem, progressivamente, a desaparecer. O leite de materno é de grande eficácia no tratamento deste problema, pelo que, em pouco tempo, será possível observar os resultados pretendidos.

Se a cicatrização se revelar mais demorada, não desista da aplicação do leite materno, pois dependendo da rachadura e do seu tipo de pele, o tempo médio de cicatrização poderá variar significativamente.

É importante ter cuidado com os protectores de mamilo, que tão responsáveis são pelo ressecamento da pele, facilitando assim o aparecimento de rachaduras na mama. Como complemento ao tratamento à base de leite materno, não se esqueça de aplicar, de forma bem regular, um bom hidratante por cima da rachadura.

Uma pele bem hidratada apresenta uma capacidade regenerativa muito superior, pelo que, este é um ponto em relação ao qual deverá prestar sempre muita atenção.