Remédio Caseiro para Roséola Infantil

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

Existe um remédio caseiro para roséola infantil maravilhoso, preparado a partir do freixo, que possui propriedades interessantes no tratamento deste problema.

Continua depois da Publicidade

A roséola infantil é uma infecção viral que incide nos bebés e nas crianças de tenra idade, e que é causado por um vírus da mesma família do vírus do herpes. Este problema caracteriza-se pelo surgimento de febres altas e de erupções, sendo que é altamente contagiosa.

Os principais sintomas da roséola são o surgimento de febres repentinas e altas, que duram cerca de 4 ou 5 dias. À medida que a febre vai baixando, poderão ir aparecendo erupções como consequência, que são manchas geralmente de uma cor parecida ao rosa.

O tratamento da roséola infantil incide geralmente em tratamentos que visem tentar baixar a febre, pois a partir de certas temperaturas esta pode tornar-se significativamente preocupante e incomodativa. Poderão ser prescritos pelo pediatra remédios baseados no paracetamol ou outro tipo de antipiréticos.

No entanto, existem formas mais naturais de incidir sobre os sintomas da roséola, que iremos ver de seguida.

Nomeadamente, o remédio caseiro que aqui abordamos tem propriedades antipiréticas, que ajudam precisamente a reduzir a febre, e baseia-se na casca seca do freixo.

Vejamos então os ingredientes, modo de preparo e posologia deste remédio caseiro.

Ingredientes

  • 0,5 L de água:
  • 25 g de casca (seca) de freixo.

Modo de Preparo

Para preparar este remédio, deverá começar por colocar a casca do freixo em água. Depois, deixe ferver durante aproximadamente 10 minutos. No final, deverá coar o remédio preparado.

Posologia

O remédio caseiro para roséola infantil deverá ser tomado após o sei preparo, e tomado cerca de 3 a 4 vezes diariamente.

Para além deste remédio, banhos a temperatura morna, a eliminação do excesso de roupa, a ingestão de líquidos e a colocação de um pano humedecido com água fria na testa são outras técnicas que podem ajudar a eliminar a febre.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24