Remédio Caseiro para Rubéola

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A rubéola é uma doença provocada pelo togavírus e transmitida através das vias respiratórias. Um excelente remédio caseiro para rubéola é o chá de camomila.

camomila

A camomila é conhecida pelas suas propriedades analgésicas, que contribuem para reduzir as dores de cabeça e o sentimento de mal-estar que afeta quem tem rubéola.

Outro remédio caseiro para a rubéola é a infusão de cistus incanus, uma planta medicinal muito comum na região mediterrânica da Europa.

Esta planta contribui para o fortalecimento do sistema imunitário, permitindo que o organismo recupere mais rapidamente.

A rubéola também é conhecida como sarampo alemão e manifesta-se através de sintomas que são semelhantes aos de outras doenças virais, como o sarampo e a papeira.

Estes sintomas geralmente incluem febre, dor no corpo, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo, nariz entupido, pés inchados e dificuldade ao engolir.

A rubéola não tem um tratamento específico e por isso, quem tem esta doença é aconselhado a ficar em casa, em repouso e a beber muitos líquidos.

Juntamente como a varicela, o sarampo, o eritema infeccioso e exantema súbito, a rubéola é um dos cinco exantemas clássicos da infância. É uma doença menos recorrente na atualidade, devido à vacinação.

Remédio caseiro para rubéola com camomila

A camomila é um remédio caseiro para rubéola porque contém AAS, uma substância com ação analgésica. Este tratamento ajuda a reduzir as dores, que são tão habituais na rubéola e também a baixar a febre.

Ingredientes

  • 10 g de camomila
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Para preparar o remédio caseiro com camomila para rubéola, siga estas indicações:

Coloque a camomila e 500 ml de água numa panela. Deixe ferver durante 5 minutos e depois deixe repousar durante mais 10 minutos.

Depois de a mistura ter arrefecido e repousado, só tem de coar.

É recomendável que beba até 4 xícaras de chá por dia.

Remédio caseiro para rubéola com cistus incanus

Outro remédio caseiro para rubéola é feito com a planta cistus incanus. Esta planta possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antissépticas, agindo assim de forma múltipla no processo de tratamento da rubéola.

A principal ação desta planta medicinal é o fortalecimento do sistema imunitário, que é fundamental para ajudar o organismo a combater a infeção.

Ingredientes

  • 3 colheres de chá de folhas de cistus incanus
  • 500 ml de água a ferver

Modo de preparo

Para preparar este tratamento caseiro para a rubéola siga estas indicações:

Junte os ingredientes num recipiente, onde já deve estar a água a ferver e deixe repousar durante 10 minutos. Depois é só coar e beber três vezes por dia.

Pode alcançar resultados ainda melhores, se além de tomar este remédio caseiro, também ingerir suco de acerola. A acerola é rica em vitamina C, contribuindo para fortalecer ainda mais as defesas do seu organismo.