A rubéola é uma doença provocada pelo togavírus e transmitida através das vias respiratórias. Um excelente remédio caseiro para rubéola é o chá de camomila.
A camomila é conhecida pelas suas propriedades analgésicas, que contribuem para reduzir as dores de cabeça e o sentimento de mal-estar que afeta quem tem rubéola.
Outro remédio caseiro para a rubéola é a infusão de cistus incanus, uma planta medicinal muito comum na região mediterrânica da Europa.
Esta planta contribui para o fortalecimento do sistema imunitário, permitindo que o organismo recupere mais rapidamente.
A rubéola também é conhecida como sarampo alemão e manifesta-se através de sintomas que são semelhantes aos de outras doenças virais, como o sarampo e a papeira.
Estes sintomas geralmente incluem febre, dor no corpo, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo, nariz entupido, pés inchados e dificuldade ao engolir.
A rubéola não tem um tratamento específico e por isso, quem tem esta doença é aconselhado a ficar em casa, em repouso e a beber muitos líquidos.
Juntamente como a varicela, o sarampo, o eritema infeccioso e exantema súbito, a rubéola é um dos cinco exantemas clássicos da infância. É uma doença menos recorrente na atualidade, devido à vacinação.
Remédio caseiro para rubéola com camomila
A camomila é um remédio caseiro para rubéola porque contém AAS, uma substância com ação analgésica. Este tratamento ajuda a reduzir as dores, que são tão habituais na rubéola e também a baixar a febre.
Ingredientes
- 10 g de camomila
- 500 ml de água
Modo de preparo
Para preparar o remédio caseiro com camomila para rubéola, siga estas indicações:
Coloque a camomila e 500 ml de água numa panela. Deixe ferver durante 5 minutos e depois deixe repousar durante mais 10 minutos.
Depois de a mistura ter arrefecido e repousado, só tem de coar.
É recomendável que beba até 4 xícaras de chá por dia.
Remédio caseiro para rubéola com cistus incanus
Outro remédio caseiro para rubéola é feito com a planta cistus incanus. Esta planta possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antissépticas, agindo assim de forma múltipla no processo de tratamento da rubéola.
A principal ação desta planta medicinal é o fortalecimento do sistema imunitário, que é fundamental para ajudar o organismo a combater a infeção.
Ingredientes
- 3 colheres de chá de folhas de cistus incanus
- 500 ml de água a ferver
Modo de preparo
Para preparar este tratamento caseiro para a rubéola siga estas indicações:
Junte os ingredientes num recipiente, onde já deve estar a água a ferver e deixe repousar durante 10 minutos. Depois é só coar e beber três vezes por dia.
Pode alcançar resultados ainda melhores, se além de tomar este remédio caseiro, também ingerir suco de acerola. A acerola é rica em vitamina C, contribuindo para fortalecer ainda mais as defesas do seu organismo.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.