-->Remédio caseiro para tosse com catarro - Educar Saúde

Remédio caseiro para tosse com catarro

Publicado em 17/12/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Remédio caseiro para tosse com catarro: A tosse com expectoração ou tosse com catarro, como é vulgarmente chamada, é uma maneira que o nosso organismo encontra para eliminar o excesso de muco nas vias respiratórias, resultante da filtragem do ar que respiramos, principalmente. Este muco normalmente é branco ou transparente mas, por vezes, pode ser amarelo ou verde.

O muco tende a tornar-se maior e mais pegajoso com infeções nas vias respiratórias, hábitos tabagistas ou a respiração em locais poluídos. E com isso é mais difícil para o nosso corpo tentar expulsar o muco com a tosse, aumentando-a assim e dificultando-nos a respiração.

vassourinha doce - Alecrim-do-campo

Neste caso deve-se ajudar o organismo tornando a expectoração mais líquida e assim menos pegajosa, para que este a possa expulsar sem muito esforço.

Para isso existe o chá de vassourinha doce (Alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia)) que contém vários nutrientes importantes para a dissolução da expectoração, o combate à gripe e asma e, ainda, a ajuda em infeções urinárias. Mas tome em atenção que este chá não é recomendado a grávidas ou futuras grávidas, pois é rico em ingredientes contracetivos, sendo que se for este o seu caso deixo-lhe, também, a receita do chá de aipo.

Tendo em vista a preparação do chá de vassourinha doce, que deve tomar no mínimo quatro chávenas por dia, precisará de ter por perto vinte gramas de vassourinha doce, um litro de água e um recipiente que sirva para ser tapado. De seguida, com a água fervente, adicione-lhe a vassourinha doce e tape-a com uma tampa por cinco minutos. Por fim, adicione açúcar a seu gosto.

Para o chá de aipo, que deve tomar quatro chávenas diárias, necessitará de quarenta gramas de folhas de aipo bem lavadas e um litro de água. Depois com a água fervente, coloque as folhas e tape por cinco minutos. No fim, adicione o açúcar.

Com um destes remédios deverá solucionar o seu problema.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858