-->Remédio caseiro para traqueobronquite - Educar Saúde

Remédio caseiro para traqueobronquite

Publicado em 27/10/2014. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Antes de falarmos dos tratamentos caseiros para a traqueobronquite, é importante darmos a conhecer um pouco melhor este problema.

folhas de malva secas para fazer chá

A traqueobronquite, tal como o nome indica é uma inflamação que afeta a traqueia e os brônquios, onde os problemas respiratórios e a tosse poderão ser os seus principais sintomas, sendo desencadeados devido ao excesso da produção de muco.

Principais sintomas

A tosse com catarro, as dores no peito, as dores de cabeça, a falta de ar e a tosse seca, são alguns dos sintomas que poderão estar relacionados com a traqueobronquite.

Causas

Quanto às causas desta doença respiratória, as infecções bacterianas, as infecções virais e o contacto direto com substâncias irritativas, são atualmente as principais causas do aparecimento da traqueobronquite.

Geralmente este problema tende a durar cerca de 10 a 15 dias, quando feito um tratamento adequado. Quanto ao seu tratamento, na maior parte das vezes são utilizados mucolíticos, antibióticos e broncodilatadores.

Remédios caseiros para traqueobronquite

Para além destes tratamentos, e para quem procura reforçar o tratamento através de remédios caseiros, o chá de malva e o chá de guaco, poderão ser alguns dos tratamentos mais eficazes.

Publicidade

Chá de malva

Para preparar o Chá de malva basta colocar num recipiente metálico 1 litro de água e 5 gramas de folhas e flores de malva. Depois é só levar o recipiente ao lume e deixar ferver durante 5 minutos, findo o tempo, coe a infusão e tome ao longo do dia 1 a 3 chávenas do mesmo.

Chá de Guaco

O Chá de guaco será um dos seus melhores aliados no que toca ao controle da expetoração, graças às suas propriedades broncodilatadores e às suas propriedades expetorantes. Para além disso esta infusão também tem propriedades calmantes.

Para preparar esta infusão basta adicionar 3 gramas de guaco a 150 ml água fervente, depois deixar repousar a infusão durante 10 minutos e deixe esfriar. Findo isso, coe o chá e tome duas a três chávenas ao longo do dia.

Publicidade

Prevenção da traqueobronquite

Tendo em conta que este tipo de problema pode ser transmitido de pessoa para pessoa, como medida preventiva é importante evitar permanecer em locais fechados durante muito tempo e evitar locais onde existam muitas pessoas.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade