A vulvovaginite, inflamação da vagina, também denominada por vulva, é um problema que se vem a tornar cada vez mais comum entre as mulheres, podendo afectar as mulheres em qualquer faixa etária.
Contudo em alguns casos, este problema pode também afectar algumas adolescentes, no entanto as mulheres que se encontram na fase da menopausa continuam a ser as mais vulneráveis a este problema.
De entre algumas causas, os fungos, as bactérias, os vírus e as doenças sexualmente transmissíveis, são alguns dos seus principais agentes causadores, podendo ser também desencadeada devido à sensibilidade a algumas substancias químicas presentes no gel de duche, em alguns perfumes ou sabonetes.
Este problema geralmente é acompanhado por coceira, inflamação da vagina, desconforto, corrimento, alteração do odor natural da vulva e ardor ao urinar.
Ao deparar-se com este problema, é importante que procure de imediato ajuda médica, pois só assim conseguirá tratar este problema de forma eficaz. No entanto, também poderá recorrer a alguns tratamentos caseiros, pois hoje em dia os tratamentos naturais são cada vez mais ricos e eficazes.
Remédio Caseiro para Vulvovaginite
Um remédio caseiro eficaz no tratamento da vulvovaginite é o banho de assento, devendo este ser feito à base de tomilho, salsa e alecrim, uma vez que estas plantas são compostas por inúmeros componentes anti bacterianos, diuréticos e anti-inflamatórios, isto que de certa forma leva à diminuição do desconforto e de todos os sintomas resultantes deste tipo de inflamações.
Para preparar este remédio vai precisar de:
1.5 litros de água;
2 colheres de sopa bem cheias de salsa seca, 2 de tomilho seco e 2 de alecrim seco;
Comece por colocar a água a ferver, assim que esta começar a ferver, junte todas as ervas e deixe ferver por mais 20 a 30 minutos. Findo este tempo coe o preparado, reserve e deixe arrefecer.
Assim que o preparado estiver frio poderá começar o tratamento. Para obter todos os benefícios deste tratamento é recomendado que lave a zona afectada com este preparado duas vezes ao dia, só assim conseguirá tratar eficazmente este problema.
Em relação à duração deste tratamento, este deve ser realizado até que todos os sintomas desencadeados pela vulvovaginite desapareçam.
Para além deste tratamento, deverá optar por uma vida mais saudável, onde deverá ter o cuidado de ingerir diariamente cerca de 2 a 2,5 litros de água ao longo do dia.
Tal como já fora referido anteriormente, ao deparar-se com este problema, consulte o seu médico o mais rápido possível, pois este problema, quando não tratado eficazmente, poderá desencadear problemas mais graves, como é o caso da cervicite, inflamação do colo do útero, mais propriamente da mucosa (epitélio) localizada imediatamente após do orifício cervical externo, o endocérvix (endocérvice), localizado na parte interna do colo de útero.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.