-->Remédio natural para afta e Causas

Remédio natural para afta

Publicado em 17/09/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

As aftas são um problema que afeta um grande número de pessoas e que ocorrem com relativa frequência. Fazendo a definição deste problema, medicamente uma afta é uma pequena úlcera que aparece dentro da cavidade oral. Estas úlceras aparecem devido a derivados motivos e centram-se geralmente na zona das gengivas e na língua.

Considera-se que o aparecimento de aftas é algo que ocorre de forma relativamente significativa, e quase todas as pessoas já tiveram aftas ou têm com alguma frequência.

Causas das aftas

Relativamente a causas ainda não se sabe de forma totalmente acertada o que provoca aftas. No entanto, acredita-se que alguns fatores podem aumentar a predisposição de um indivíduo para o seu aparecimento. Por exemplo, as aftas são geralmente mais comuns nas mulheres e podem ter alguma relação genética.

Embora não exista grande tratamento específico este problema não deverá levantar preocupações de maior, já que as aftas acabam por desaparecer naturalmente em poucos dias, geralmente. No entanto, as aftas tornam-se bastante incomodativas para as pessoas, já que sentimos uma impressão na boca. Em alguns casos é frequente haver mesmo sintomas de comichão ou até mesmo de dor.

Contudo, o melhor a fazer é tentar evitar trincar ou contactar demasiado com a zona da afta, lavar bem os dentes e utilizar elixires bucais. A afta, excepto casos mais graves, acabará por desaparecer. Relativamente a remédios ou tratamentos, existem remédios naturais para este problema.

Remédio natural para afta

Um dos remédios mais eficazes é um remédio preparado à base de bicarbonato de sódio. Basta colocar um bocado deste produto em cima do local da afta para notar resultados e um alívio significativo. Podemos ainda preparar uma receita de bochecho com os seguintes ingredientes:

• 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
• 1 colher de chá de sal;
• ½ copo de água.

Basta juntar estes ingredientes e fazer um bochecho três vezes ao dia para um alívio significativo.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858