Remédio natural para bronquite

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A preparação de um xarope caseiro feito à base de ervas é uma óptima forma de combater e prevenir a bronquite. Este xarope actua, principalmente, na diminuição dos sintomas, e representa uma alternativa particularmente aconselhada para aqueles que pretendem evitar a ingestão de remédios químicos para o tratamento do problema, seja por opção pessoal ou por restrições de saúde.

Ler: Chá para Bronquite com Guaco

O xarope é de fácil preparação, e para que os seus efeitos sejam rapidamente sentidos, deverá sempre ser tomado com a maior regularidade que for possível.

Remédio natural para bronquite

O xarope deverá ser preparado da seguinte maneira: Numa panela, coloque 200 gramas de açúcar e adicione 20 gramas de ervas guaco, confrei, poejo, hortelã e eucalipto. De seguida, deixe ferver muito bem em lume brando durante alguns minutos.

Quando o açúcar começar a assumir uma tonalidade dourada, então pode apagar o fogo. Na etapa seguinte deverá acrescentar um pouco de cerveja preta a este preparado. Misture tudo muito bem até obter uma mistura bem uniforme.

Coloque este xarope num pote de vidro e mantenha-o sempre bem tapado e guardado ao abrigo do calor, na medida em que temperaturas elevadas poderão alterar a sua composição, prejudicando assim os seus efeitos benéficos. Tome 1 colher deste xarope diariamente, durante os períodos em que estiver a atravessar por uma crise de bronquite.

A bronquite caracteriza-se por ser uma doença crónica que se desenvolve na parte superior dos pulmões, e para evitar o seu agravamento é importante manter-se bem longe do frio e de ambientes poluídos. Uma alimentação equilibrada, com especial preferência pelo consumo abundante de frutas e legumes também contribuirá para uma recuperação significativamente mais rápida, pelo que, é importante levá-la sempre muito a sério.