Remédio Natural para Candidíase

Conteúdo revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Última Atualização: 30/10/19

A candidíase é uma doença que resulta de uma infecção, e que ocorre principalmente na boca, língua, e zonas genitais, quer do homem (pénis), quer da mulher (vagina), embora a sua ocorrência seja geralmente mais frequente nas mulheres.

Continua depois da Publicidade

No entanto, por vezes o fungo Candida Albicans contamina outras regiões do rosto: em volta da boca e olhos; o no corpo: barriga, costas e a mama da mulher, por exemplo. Havendo também muitos caso de candidíase em Bebês.

Fotos de Candidíase na boca, língua

Esta infecção aparece através de um fungo (uma levedura), geralmente através da bactéria candida albicans.

É vulgar que o referido fungo resida na pele e nos intestinos do ser humano, mas a sua propagação para as zonas genitais pode causar infecções que irão então originar o problema da candidíase.

A alteração das condições dos órgãos genitais, como é o caso da utilização de antibióticos, outro tipo de medicamentos e contraceptivos, favorece o crescimento do fungo, sendo que é por isso que esta infecção é muito mais frequente nos dias que correm.

Candidíase nas costas

Existem também alguns grupos especialmente sensíveis, como é o caso das mulheres grávidas, pessoas que sofram de diabetes, e pessoas que sofram de doenças que enfraquecem o sistema imunitário, como a SIDA, por exemplo.

A irritação na zona genital, nas mulheres, é um dos principais sintomas da candidíase.

No caso dos homens, os sintomas não são tão significativos, podendo por vezes passar-se sem se notar.

Felizmente, e para além da medicação adequada e que deve sempre ser prescrita por um médico, podemos recorrer a um remédio natural para  candidíase.

Vinagre

O vinagre, devido às suas propriedades de desinfetante, e devido à sua acidez, pode ter um efeito bastante positivo para tratar esta doença.

O vinagre consegue alterar o pH da zona genital, e consequentemente diminuir a proliferação dos fundos já referidos mais acima.

Vejamos então a receita de um remédio natural para a candidíase, preparado à base do vinagre. Nomeadamente, os seus ingredientes, modo de preparo, e posologia.

Continua depois da Publicidade

Ingredientes

  • 0,5 L de água (a temperatura morna);
  • 4 colheres (de chá) de vinagre.

Modo de Preparo

Para preparar este remédio deve juntar-se o vinagre à água, envolvendo para tentar homogeneizar o líquido, colocando-o numa bacia ou outro recipiente do género.

Posologia

A posologia deste remédio natural consiste na lavagem da zona genital com o remédio preparado.

Contudo, deve primeiro lavar-se a zona apenas com água, aplicando o remédio apenas depois.

Depois de lavar, deverá permanecer sentado(a) dentro do recipiente onde depositou este remédio natural entre 15 a 20 minutos.

Recomenda-se que esta lavagem seja feita entre 2 a 3 vezes ao dia.

Foto de candidíase em redor da boca

Caso os episódios de candidíase sejam muito frequentes, recomenda-se a realização de exames mais minuciosos para tentar derivas as causas de uma ocorrência tão frequente.

Continuação » Remédio Caseiro para Candidíase Intestinal

Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
    Última atualização da página em 30/10/19