-->Remédio Natural para Catapora - Educar Saúde

Remédio Natural para Catapora

Publicado em 07/09/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A catapora é conhecida por cá (Portugal) como a comum varicela, que surge, normalmente, enquanto somos crianças. Todos nós somos portadores deste vírus, desde que nascemos, apesar da infecção ocorrer pela transmissão e secreção respiratória.

Como esta doença é altamente transmissivel, seria comum que todos os habitantes de uma mesma casa ficassem com catapora. O que acontece é que depois de se ter o vírus em criança, ele fica em estado adormecido na idade adulta. Se não teve varícela quando criança, a doença em idade adulta pode trazer maiores complicações.

Prevenir o aparecimento da catapora é quase impossível (embora já exista uma vacina comercializada), por isso, depois da propagação do viírus existem alguns cuidados especiais a ter. A catapora é caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas avermelhadas em todo o corpo, que provocam coceira e um enorme desconforto.

Nenhuma das zonas com catapora deve ser coçada, para não ococrrer o risco de infecção e de ficar com uma cicatriz permanente. Para além da criação dessas pústulas, que depois irão transformar-se em crostas, a catapora provoca ainda dor de cabeça e febre.

A doença dura entre 10 e 15 dias e deve ser tratada, por um médico, assim que existe confirmação do diagnóstico. Para além da medicação recomendada, o doente de catapora pode seguir algumas dicas caseiras para potencializar o seu tratamento.

Remédio Natural para Catapora

Experimente beber um chá de flores de salgueiro, conhecido pelas suas propriedades naturais. Para o preparar, coloque uma colher de sopa de flores de salgueiro, uma colher de sopa de camomila, uma colher de raiz de salsa e três chávenas de água num fervedor.

Depois de fervido o chá, tape o recepiente e deixe amornar. Só depois deve coar a infusão, para tomar três a quatro vezes ao dia, no intervalo das principais refeições. Se quiser, pode adoçar o chá a gosto, com um pouco de mel.

Continua » Como evitar o contágio da Catapora (Varicela)

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858