Remédio natural para cistite

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A cistite é um problema que está relacionado com o sistema excretor do corpo humano, e nomeadamente que se relaciona com a bexiga.

Definindo este problema de uma forma relativamente resumida mas suficientemente ilustrativa, podemos dizer que a cistite é uma inflamação que o corre na bexiga.

Causas da Cistite

As causas da cistite poderão ser variadas, mas geralmente prendem-se com infeções que surgem através de bactérias da nossa própria flora intestinal.

Embora estas sejam as causas habituais, é possível que existam outras causas diferentes. Pode ainda acontecer que alguns fatores de risco contribuam para o surgimento deste tipo de problemas.

É natural que os sintomas deste problema sejam significativos e incomodativos o suficiente para que seja necessário recorrer a algum tipo de tratamento.

Felizmente existe neste momento medicação específica para esta patologia que permite às pessoas que sofrem de cistite conseguirem ultrapassar o problema de uma forma muito menos desagradável.
Para além desta medicação que deverá ser prescrita por um médico com o devido conhecimento do enquadramento do paciente, podemos ainda recorrer a algumas ajudas vindas de alguns remédios de origem natural.

Remédio natural para cistite

Um desses remédios poderá ser preparado através da utilização de cavalinha, esta que é uma planta e que pode também ser conhecida por outros nomes como erva-carnuda ou rabo-de-rato.

A ideia é preparar uma infusão utilizando esta planta, e os ingredientes a utilizar listam-se de seguida:

• 20g de folhas de cavalinha (secas);
• Água a ferver.

Deverão juntar-se as folhas de cavalinha a água fervente como se faz normalmente para a preparação de chás ou infusões de ervas. Após preparado, deve deixar-se repousar esta infusão durante cerca de 15 minutos.

Depois, relativamente ao modo de toma, devemos tomar este remédio três vezes por dia, preferencialmente sem adicionar açúcares. O efeito será significativo e acaba ainda por ser mais um fator para beneficiar a saúde do nosso organismo.

Leia também: 26 Remédios Caseiros para Ascite (Comprovados)