Remédio natural para cólicas menstruais

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Remédio natural para cólicas menstruais: Durante a menstruação, é natural surgirem algumas dores no ventre, durante os primeiros dois dias.

Esta dor pélvica pode-se intensificar, dependendo das causas, e tornar-se numa cólica menstrual, que impede a mulher de realizar funções bastante simples.

Esta cólica menstrual tem um nome específico, dismonorreia, que pode ser primária ou secundária, dependendo das causas e dos sintomas.

A dismonorreia primária caracteriza-se pela produção de algumas substâncias no útero, as prostaglandinas, que causas as contracções e as cólicas menstruais.

A secundária está relacionada com todas as alterações no sistema reprodutor feminino, seja endometriose, infecções urinárias e pélvicas ou a toma e uso de contraceptivos.

A dor de ventre é gradual, durante as cólicas menstruais.

São acompanhadas pela retenção de líquidos, pela dor de cabeça e por vómitos ou enjoos.

Como estes sintomas podem atrapalhar a vida e as actividades diárias, existem algumas dicas que deve seguir quando a dor ataca.

Descansar, com a barriga virada para baixo, por cima de uma almofada, ajuda a diminuir as dores.

Praticar exercícios físicos leves, como o yoga, o pilates, caminhar ou andar de bicicleta são actividades leves que libertam endofrinas e reduzem as dores.

Beber um chá de ervas é um tratamento básico para reduzir as cólicas e também não é novidade para ninguém.

Não deve abusar do chá, pois mexe com o intestino, mas se beber uma vez por dia, um chá feito com camomila e erva-doce verá que conseguirá amenizar as cólicas menstruais.

Precisa de 10 gramas de flores de camomila, cinco gramas de flores de erva-doce, cinco gramas de folhas de alecrim, uma colher de leite em pó de soja, uma colher de chá de mel e um copo de água.

Ferva, primeiro, todas as ervas em água e abafe o chá, durante 15 minutos. Depois adicione todos os ingredientes no liquidificador, bata e está pronto a beber.

Conheça os Óleos Essenciais Que Podem Aliviar as Cólicas Menstruais