Remédio natural para falta de apetite: Chá de limoeiro, aipo, tomilho e alcachofra

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Aliada do exercício físico, a alimentação saudável é um bem necessário ao bem-estar do corpo humano. Para além de ser um prazer, a alimentação mantém vivo o nosso corpo e sem ela, não poderíamos realizar qualquer actividade orgânica.

Tal como o carro recebe o combustível para poder andar, o corpo humano precisa da alimentação e dos seus nutrientes para poder viver. Mas o stress da vida diária, ou outros factores externos, impossibilitam muitas pessoas de ter uma alimentação saudável.

O normal, nessas situações, é surgir falta de apetite, um problema que pode ter várias causas, mas que deve ser tratado rapidamente, para alimentar o organismo de forma saudável. Os transtornos psiquiátricos são os mais associados à falta de apetite: depressões, ansiedade e tristeza súbita fazem com que, a maior parte das pessoas, perca a vontade de comer.

Os nervos são, momentaneamente, a principal razão para deixar de comer, mas também existem várias doenças, como a dengue ou a Sida, que estão associadas à falta de apetite. Para resolver este tipo de problemas em casos graves, deve-se pedir a ajuda de um médico, pois a falta de apetite pode ser sintoma de algo mais.

Remédio natural para falta de apetite

alcachofra

Se acha que está relacionada com questões nervosas, existem boas receitas caseiras para ganhar de novo o apetite. Para fazê-lo, basta beber um bom chá de ervas, 30 minutos antes de cada refeição, para abrir o apetite.

O chá deve ser feito com três folhas de limoeiro, uma colher de sopa de raiz de aipo, uma colher de sopa de ramos de tomilho e duas colheres de alcachofra picada, num litro de água.

As potencialidades das ervas vão abrir o apetite um pouco mais a cada refeição. Depois, é necessário aliar uma alimentação saudável, com muitos vegetais e frutas, a um bom exercício físico, que normalmente origina apetite.

Leia Também