Remédio Natural para Gripe em Bebê (Cebola, Cenoura, Eucalipto)

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Quando o bebê fica infectado com gripe, os pais ficam naturalmente preocupados. A primeira reação é consultar imediatamente o médico, procurando algo que cure rapidamente o filhote.

bebe

O problema são os sintomas que duram alguns dias, e que tornam a vida do bebê extrememente desconfortável.

Abaixo listamos alguns remédios caseiros que podem ser usados para aliviar os sintomas de gripe em bebês (podem ser tomados em bebês de qualquer idade, salvo informação contrária do pediatra).

Gripe em bebê

A gripe é uma infeção do foro respiratório, facilmente contagiável, que desencadeia vários sintomas. Estes incluem dores de cabeça, febre alta, tosse seca e vómitos.

Em alguns casos vem acompanhada de outras infeções respiratórias, como conjuntivite, faringite ou rinite.

A gripe dura geralmente entre 2 a 4 dias, tendo um período de incubação de 1 a 3 dias. Um dos sintomas mais desconfortáveis para o bebê é a dificuldade em respirar.

Os tratamentos caseiros apresentados de seguida, vão sobretudo ajudar a descongestionar as vias respiratórias, estimulando ainda a expetoração.

Remédio natural para gripe em bebê com cebola

A cebola contém algumas propriedades importantes para ajudar a aliviar a congestão nasal, mas também para ajudar a controlar a tosse. Através do chá de cebola, conseguirá dilatar e descongestionar as vias aéreas.

Ingredientes

– uma xícara de água;

– uma cebola grande com casca marrom.

Como preparar

Coloque a água ao lume com a cebola. Depois de levantar fervura, mantenha alguns minutos e desligue. Coe e deixe arrefecer até ficar com uma temperatura adequada ao bebê. Dê diariamente este chá ao bebê até os sintomas desaparecerem.

Remédio natural para gripe em bebê com cenoura

A cenoura, além de rica em vitamina C, tem ainda propriedades que ajudam a aliviar a tosse. O xarope de cenoura é um dos remédios naturais mais populares entre mães de todo o mundo para bebês com gripe.

Ingredientes

– uma cenoura média;

– meia colher de sobremesa de açúcar.

Como preparar

Rela e cenoura para dentro de um recipiente de vidro, e deite o açúcar por cima, polvilhando. Tape e deve à geladeira, até que a cenoura liberte muito líquido. Ao libertar suco, este irá misturar-se com o açúcar, formando um xarope.

Dê ao seu bebé várias vezes durante o dia, até os sintomas aliviarem. Este remédio natural não é indicado para bebés com diabetes.

Remédio natural para gripe em bebê com eucalipto

O eucalipto é conhecido pelas suas propriedades descongestionantes, sendo portanto um ótimo ingrediente para um remédio natural para gripe em bebê. Ao humidificar o ar com eucalipto, estará a ajudar a descongestionar as vias aéreas do bebé, ajudando a sua respiração.

Ingredientes

– um litro de água;

– óleo essencial de eucalipto.

Como preparar

Coloque a água ao lume. Depois de levantar fervura, desligue, e acrescente duas gotas de óleo essencial de eucalipto. Coloque esse recipiente na divisão onde o bebê se encontra.