Remédio Natural para Tonturas

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista) a 19 novembro 2018 - Publicado a 25 de novembro de 2012

Remédio Natural para Tonturas: Acabar com as tonturas nunca foi tão fácil e natural.

Sabia que com um simples tratamento caseiro à base de chá de erva doce e alecrim vai conseguir dizer adeus às tonturas? E isto tudo de uma forma bem rápida e eficaz.

chá de alecrim

O alecrim, planta também conhecida por alecrim de cheiro ou alecrineiro possui na sua composição elementos estimulantes, anti-inflamatórios, fortificantes, antivirais e antibacterianos.

Por sua vez a erva doce possui propriedades cicatrizantes, calmantes, diuréticas, expetorantes, tónicas, galactogénias e sudoríficas.

Método de preparação do chá de erva doce e alecrim

Para fazer este chá irá necessitar de 1 litro de água, uma colher de chá de alecrim seco, uma colher de chá de erva doce e 2 a 3 cravinhos.

Comece por colocar a água numa panela, seguidamente adicione a colher de chá de alecrim, a colher de chá de erva doce e os 3 cravinhos. Depois leve ao lume e deixe ferver por um período de 5 minutos.

Findo esse tempo, retire a panela do lume, tape-a e deixe repousar o chá durante 10 minutos.

Como realizar o tratamento

Para realizar este tratamento natural é recomendado que beba uma chávena de chá de erva doce e alecrim todos os dias antes de se deitar, devendo este ser realizado até à diminuição do aparecimento de tonturas.

No entanto apesar deste tratamento ser bastante natural, este não deve ser realizado por mulheres que se encontrem na fase de gestação, nem por mulheres que se encontrem na fase de aleitamento.

Para além deste cuidado, vai querer realizar este tratamento à base de chá de erva doce e de alecrim, deverá ter o cuidado de não ingerir mais do que 3 chávenas deste por dia, uma vez que esse ato poderá desencadear o aparecimento de alguns problemas de saúde.

A minha dica

Eu tenho a Doença de Mènière (Hidropsia coclear, Hidropsia endolinfática), um distúrbio do ouvido interno que causa tonturas e vertigens.

Faço tratamento também com nutricionista. Comecei a usar alecrim antes do almoço e jantar, uma xícara pequena como recomendação da nutricionista.

Passados 8 meses deste tratamento caseiro não tive mais crises de vertigem e vómitos.

Seria ótimo se estas minhas dicas puderem ajudar alguém porque se fala muito pouco sobre esta horrível doençaa que nos impossibilita muitas vezes de ter vida social devido ás tonturas que chegam sem avisar a qualquer hora.

» Conheça 10 Remédios Caseiros para Vertigem