Remédio para Sinusite

A sinusite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da mucosa dos seios da face e da mucosa nasal. A sinusite ocorre quando a secreção dos seios da face não são corretamente drenados, provocando uma inflamação.

Sinusite Bacteriana

A sinusite pode ser a doença principal, ou então, ser o resultado de alguma reação alérgica ou uma infeção. Neste artigo iremos abordar os vários tratamentos possíveis para sinusite.

Como tratar a sinusite

Como ocorre noutras doenças, na sinusite o tratamento é definido pela causa do problema.

Por exemplo, se a origem da inflamação é uma infecção bacteriana, terá de haver um medicamento antibiótico envolvido.

Já se a causa for uma alergia, então um anti-alérgico será o medicamento aconselhado. Além dos medicamentos específicos para a causa do problema, há outros que têm a função de aliviar os sintomas.

Remédio para sinusite provocada por uma infecção

Quando a sinusite é causada por uma infeção bacteriana, o tratamento irá consistir na toma de medicamentos antibióticos, para combater as bactérias e evitar a sua proliferação nas cavidades nasais, e anti-inflamatórios, para reduzir a inflamação.

Adicionalmente, deve ingerir muitos líquidos, preferencialmente um suco rico em vitamina C, como suco de limão ou de laranja.

Suco de toranja, laranja e limão

O aumento da ingestão de líquidos irá fazer com que as secreções nasais fiquem mais fluidas, sendo por isso eliminadas mais facilmente.

A vitamina C irá ajudar a fortalecer o sistema imunitário, que está a combater a infeção.

Como complemento, devem também ser feitas limpezas às narinas, através de lavagens nasais com soro fisiológico e nebulizações.

Esta limpeza pode e deve ser feita regularmente, mesmo quando não está numa crise de sinusite, de forma a prevenir o aparecimento de novas infeções.

Remédio para sinusite alérgica e crônica

Quando a sinusite é de origem alérgica, então é natural que as crises apareçam de uma forma regular. Logo, a sinusite alérgica é crônica.

Antibióticos e Anti-Inflamatórios

Os medicamentos adequados para este tipo de sinusite são anti-inflamatórios e antialérgicos, mas também antibióticos.

Se nenhuma medicação tiver efeito para aliviar os sintomas e tratar o problema, então poderá ser considerada uma cirurgia aos seios da face.

Os remédios mais comuns para a sinusite alérgica e crônica são: – Amoxicilina; – Azitromicina; – Loratadina; – Prednisolona; – Tylenol Sinus; – Sinutab; – Nasonex; – Aspirina; – Ibuprofeno; – Paracetamol.

Remédio para sinusite alérgica nas crianças

Em crianças ou bebés, quando os sintomas não são demasiado severos, pode ser evitada a toma de medicação, através da lavagem diárias das cavidades nasais com soro fisiológico.

Dessa forma, limpam-se todos os agentes alérgicos que podem causar a sinusite, diminuindo a intensidade dos sintomas.

Caso os sintomas sejam ainda assim desconfortáveis, deve consultar o médico pediatra para perceber qual a melhor opção.

Remédio para sinusite na gravidez

As grávidas não podem tomar qualquer tipo de medicação, e como tal, as opções de tratamento são sempre mais limitadas.

Quanto ao tratamento da sinusite durante a gravidez, o remédio mais comum é a loratadina (antialérgico), prednisona (corticoides), e amoxiclinina (antibiótico sem risco para o bebé).

Durante uma crise, pode também tomar paracetamol.

Além da medicação, a lavagem das narinas com soro fisiológico e a nebulização são também opções para aliviar os sintomas e facilitar a eliminação das secreções nasais.

Durante uma crise, deve fazer duas nebulizações diárias e várias limpezas nasais durante o dia.

Remédios naturais caseiros para sinusite

Além dos tratamentos já referidos, há ainda alguns remédios caseiros que pode fazer em casa para ajudar a descongestionar o nariz e aliviar os sintomas da sinusite.

lavagem nasal com

Por exemplo, pode fazer lavagem das cavidades nasais com água e sal.

Para preparar este remédio caseiro para a sinusite deve juntar uma colher de chá de sal num copo com água morna, e mexer muito bem. Depois, tem apenas de colocar algumas gotas no nariz durante o dia.

Saiba mais em Lavagem nasal com água, sal e bicarbonato

Outro remédio para a sinusite que pode fazer em casa, com resultados muito eficazes no alívio dos sintomas, é a inalação de vapores com determinadas plantas medicinais.

Loção facial adstringente de vapor de camomila

Ingredientes como a casca de laranja, as folhas de eucalipto ou a camomila, permitem fazer vapores que irão ajudar a desentupir o nariz e a aliviar as dores de cabeça.

Para fazer estes vapores tem apenas de colocar um litro de água ao lume até ferver. Depois, basta adicionar a planta medicinal, e esperar até os vapores terem uma temperatura agradável.

Por fim, inale os vapores durante algum tempo para usufruir das suas propriedades descongestionantes.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Última atualização da página em 11/08/19