20 Remédios Caseiros Incríveis para o Tratamento da Insônia

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A insónia é um problema de difícil resolução que poderá ter origem, não só em distúrbios físicos como também em distúrbios psicológicos.

Quem sofre de insónias não consegue descansar corretamente durante a noite para aguentar o desgaste físico diário. Assim durante o dia a pessoa fica mais propensa a cometer erros.

Remédios Caseiros Para Insônias

12 Remédios Caseiros para Tratamento da Insônia 100% Natural

Para a tratar eficazmente, poderá recorrer a um medicamento natural para dormir melhor.

O medicamento homeopático, de seu nome Argentum Nitricum, que atuará no sentido de beneficiar o bom funcionamento do fígado, que muitos especialistas de yang acreditam como sendo o principal órgão responsável pela insônia e problemas associados.

Através do reequilíbrio deste órgão, muitos serão os benefícios que poderão vir a ser experienciados no combate a este mal.

O cansaço extremo é outra causa muito comum deste mal. Segundo estudos científicos que têm vindo a ser conduzidos no decorrer dos últimos anos.

Para além de insônia, o cansaço também pode dar origem a perdas de memória, diminuição na capacidade de raciocínio e ainda dores musculares.

Para garantir boas noites de sono, este medicamento deverá sempre ser tomado com a maior regularidade possível.

Ao fazê-lo, serão várias as alterações positivas que terá a oportunidade de verificar, o que poderá até contribuir para uma eliminação definitiva deste problema.

Para além deste medicamento, vale a pena lembrar a importância da prática regular de exercício físico, assim como da adoção de uma alimentação verdadeiramente equilibrada, caracterizada pela ausência de alimentos excessivamente calóricos e pela abundância de frutas e legumes.

Beba muita água e evite estressar-se demasiado com os seus problemas pessoais, na medida em que tal apenas poderá agravar toda a situação.

11 Alimentos

Se seguida mostramos-lhe 11 alimentos fantásticos que agem como um remédio caseiro e irão ajudar-lhe a dormir profundamente a noite toda.

Melhore a qualidade do sono através dos seguintes alimentos que ajudam a adormecer, ou comidas que dão sono!

Banana

A banana possui uma importante função na produção de serotonina, hormônio que nos deixa mais tranquilos. A banana é rica também em potássio, um mineral que é fundamental para ter uma noite profunda de sono. Além disso, a banana é fonte de vitaminas como o complexo B, B6 e magnésio.

Semente de gergelim

Rica em vitamina B6, a semente de gergelim é essencial para conversão do triptofano em serotonina. É rica também em cálcio, que ajuda na produção dos hormônios do sono.

Aveia

Fonte de triptofano, a aveia ajuda a manter um sono contínuo. Este aminoácido é responsável pela produção de melatonina, hormônio que auxilia no controle do ciclo do sono, e de serotonina, hormônio do relaxamento e bem-estar. Uma pequena tigela de mingau de aveia ou um biscoito de aveia são opções de um lanche pré-sono.

Arroz integral

O arroz integral é fonte de carboidrato de boa qualidade, que regula também a produção de serotonina e melatonina. Uma dieta deficiente em carboidrato pode atrapalhar essa produção.

Ovo

O ovo é outra fonte de triptofano e contribui para noites de sono tranquilas. Uma combinação com pão integral fica melhor ainda. O ovo é um alimento muito popular, logo é uma das opções mais práticas para induzir ao sono.

Linhaça

Rica em ômega 3, a linhaça auxilia na regulação dos neurotransmissores e otimiza não apenas o sono, mas também o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão. A linhaça é ainda um poderoso anti-inflamatório e ajuda em tratamentos para perda de peso.

Salmão

Mais uma fonte rica em ômega 3. Vale destacar que o salmão também é fonte de vitamina B12, essencial na conversão do triptofano em serotonina.

Maracujá

maracujá

O maracujá é sempre um dos alimentos mais lembrados quando o assunto é sono, graças ao seu efeito relaxante. Além disso, ele é fonte de vitaminas do complexo B. Um copo de suco de maracujá antes de deitar para dormir é sempre bem-vindo e saboroso.

Vegetais de folhas verdes

As hortaliças, além de serem saudáveis, possuem grandes níveis de cálcio, importante para a produção dos hormônios do sono.

A couve contribui para o sono e atua no relaxamento muscular. Além de comer numa salada, a couve pode ser ingerida em cubos de gelo.

A dica é bater a couve misturada a um pouco de água, colocar a mistura para congelar em cubas de gelo e tomar com bebidas como o suco de maracujá.

A alface possui lactucarium, que contém propriedades sedativas.

Além disso, ela é rica em cálcio, o que também auxilia no sono, e em potássio, que é um nutriente essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso.

A alface ajuda ainda a tratar problemas como ansiedade, dores de cabeça, dores musculares e dores nas articulações.

A alface pode ser ingerida tanto na tradicional salada como também por chá.

Nozes

Uma porção de nozes antes de dormir é uma excelente medida para dormir a noite toda.

Comer nozes amplia os níveis de serotonina no cérebro, além de repor taxas de magnésio e triptofano no seu corpo.

Chás para Insônias Fortes

Conheça 8 plantas e ervas que ajudam a dormir melhor:

Camomila

A camomila é a estrela dos chás noturnos.

Não existe grande evidência de que tenha quaisquer efeitos sedativos reais, no entanto as pessoas continuam a bebê-lo antes de ir para a cama.

O chá é bem fácil de fazer. Basta secar as flores ou comprar o chá já pronto a fazer. A camomila é encontrada na maioria dos chás para insônias.

Valeriana

A Valeriana é uma das poucas ervas que realmente se sabe, através de algumas pesquisas já realizadas, oferecer propriedades sedativas.

O chá de valeriana é feito a partir da raiz da flor de nome científico Valeriana officinalis (raiz de valeriana).

É usado à alguns séculos para ajudar a melhorar o sono e a ansiedade. Pode levar um par de semanas de ingestão regular antes do efeito sedativo completo é sentida.

Lavanda

Vantagens De Oleo Essencial De Lavanda Durante A Recuperacao Da Episiotomia

A Camomila e a Valeriana reinam na categoria de chás para consumir antes de dormir.

No entanto não estão sozinhos. Outra planta por vezes, adicionada à mistura é a Lavanda, pensada ter propriedades relaxantes e anti-estress.

Erva-cidreira

Oleo Essencial De Erva Cidreira Melissa Officinalis

Vários estudos relatam não haver evidências suficientes de que o chá de Erva-cidreira seja realmente benéfico como remédio caseiro para ajudar a dormir melhor.

No entanto, muitas pessoas afirmam que o chá ajuda realmente a relaxar, e por esta razão é muitas vezes incluído em várias misturas de chás para dormir.

Erva de São João

A Erva de São João, mais comumente usada como um antidepressivo natural, é também útil na redução da ansiedade.

As preocupações e o estresse do dia-a-dia são razões comuns para as pessoas sofrerem de insônia.

Hortelã-pimenta

A Hortelã-pimenta (Mentha x piperita) ou Peppermint é uma planta frequentemente associada ao fornecimento de energia e ao tratamento de problemas de estômago, no entanto é também muitas vezes incluída em misturas de chás para dormir.

Acredita-se que a planta ajude a acalmar os sistemas internos, e com isso a nossa mente.

Kava-Kava (Piper methysticum)

Kava Kava

Estava hesitante em incluir a planta Kava-Kava nesta lista de chás, devido aos vários perigos que pode representar.

No entanto, sei que a planta é usada eficazmente no tratamento de insônias.

Apenas necessita ser cauteloso, e consultar um especialista, para se verificar que não será um problema, considerando a sua saúde atual.

Descubra os 20 Óleos Essenciais para Dormir Melhor

Recomendações Finais

Para dormir melhor evite, também, o consumo de bebidas estimulantes após as 7 horas da noite, como é o caso de alguns refrigerantes, chá e café. Também deve evitar a prática de exercício físico 3 horas antes de se ir deitar.

Estes são apenas alguns alimentos que ajudam a adormecer e a dormir melhor.

Se desejar conhecer outras dicas de alimentos que ajudam na hora de dormir, ou se nenhuma destas sugestões lhe foi útil, consulte um especialista.

Qual o chá que você bebe?

Agora que você já conheceu todos os meus pensamentos, remédios, alimentos e chás que lhe podem ajudar a relaxar no final de um dia estressante e talvez a dormir um pouco melhor, é a sua vez de falar sobre os chás que você mais gosta e usa para as insônias fortes.

Você faz o seu próprio chá ou você compra-o? Você tem um chá favorito? Por favor, compartilhe suas idéias com a gente nos comentários abaixo.