-->Remédio para Urticária - Educar Saúde

Remédio para Urticária

Publicado em 19/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A urticária é uma lesão que surge na pele e que provoca pálpulas, as quais geralmente são delimitadas por vergões avermelhados. Muitas vezes, este tipo de lesão também é caraterizado por inchaço e por uma intensa sensação de coceira.

O remédio para urticária mais usado no Brasil é a Loratadina. Este é um medicamento anti-histamínico de última geração que apresenta a vantagem de não induzir um efeito de sonolência tão expressivo quanto acontece com outros produtos existentes o mercado.

Ainda assim, continua a ser recomendável que os pacientes evitem tomar a Loratadina durante períodos prolongados de tempo, e se possível, que procurem tomar apenas este remédio para urticária durante a noite.

Os pacientes que estejam a fazer uma medicação com anti-histamínicos devem evitar conduzir ou operar qualquer tipo de máquinas, uma vez que este tipo de remédios pode reduzir de forma substancial a capacidade de reação dos pacientes.

Além de ser usado para tratar a urticária é também amplamente utilizado no tratamento da rinite alérgica.

Sintomas da Urticária

O principal sintoma da urticária é a sensação de coceira, que geralmente é transversal a todo o corpo. Esta condição pode ser provocada por múltiplos fatores e em alguns casos (em especial, a urticária medicamentosa) é grave e carece de atenção médica imediata.

Sempre que a urticária é acompanhada pela sensação de falta de ar, o indivíduo deve ser rapidamente encaminhado para o hospital.

Remédio Caseiro Para Urticária

É importante perceber que qualquer remédio caseiro para urticária serve apenas como complemento ao tratamento recomendado pelo médico.

Ressalvado esse ponto, um bom remédio caseiro para a urticária é um banho de imersão com flocos de aveia e óleo de alfazema.

Para preparar este banho vai precisar de 200 gramas de flocos de aveia e de 10 gotas de óleo essencial de alfazema.

Após fazer o banho de imersão não deve secar-se com o auxílio de uma toalha, mas sim deixar a pele secar naturalmente.

Remédio Natural Para Urticária

Outro ótimo remédio natural para a urticária é a aplicação de uma máscara de corpo com uma mistura de argila verde, aloé vera e hortelã-pimenta.

Para preparar esta máscara coloque a argila verde, cerca de 30 ml de gel de aloé verde e algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta numa tigela, garantindo que as substâncias ficam bem misturadas.

Depois é só aplicar na pele, deixar atuar durante alguns minutos e finalmente enxaguar, utilizando água morna.

Fotos de urticária

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook