A hidradenite supurativa é uma doença inflamatória da pele que provoca lesões profundas, dolorosas em áreas tais como as axilas e virilhas. Estima-se que 1-4% da população sofra da doença.
A dor e o sofrimento associados à doença leva a uma má qualidade de vida, levando muitos pacientes a sofrer de depressão.
Os tratamentos atuais incluem combinações de antibióticos, cirurgia para remover as lesões e, mais recentemente, a utilização das terapias biológicas, tais como inibidores de fator de necrose tumoral.
No entanto, estes são muitas vezes ineficazes e existe uma necessidade premente de tratamentos mais eficazes.
Esta doença cutânea de longa duração é caracterizada por pontos negros e vermelhos, protuberâncias macias (lesões) da pele. As protuberâncias provocam sensações de coceira e de ardência. Elas tornam-se frequentemente maiores e acabam eventualmente por rebentar e drenar pus. As recorrências resultam muitas vezes em cicatrizes.
Ao contrário da acne regular, a hidradenite supurativa desenvolve-se em áreas onde a pele está em contacto com pele, tais como as axilas, as virilhas, as nádegas, a zona superior das coxas e as mamas (por baixo e, às vezes, no próprio seio).
A causa exata não é clara. O fator contributivo mais importante é o bloqueio dos poros cutâneos e dos folículos pilosos. Um sistema imunitário hiperativo e alterações hormonais no organismo são outras possíveis causas.
Alguns fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de vir a desenvolver hidradenite supurativa incluem tomar certos medicamentos, estar acima do peso adequado, ter história familiar de HS, ser fumador, ter acne severo e sofrer de problemas de saúde como artrite, doença de Crohn, doença inflamatória intestinal, síndrome metabólica ou diabetes.
Além disto, as mulheres são mais propensas a sofrer da doença do que os homens.
Relembre-se que as doenças de pele não são contagiosas e não têm nada que ver com a falta de higiene.
Esta doença pode-se assemelhar muito à acne, à foliculite ou aos furúnculos, então é melhor procurar um dermatologista para obter um diagnóstico.
Antibióticos tópicos podem ser prescritos para uma recuperação rápida. Os médicos podem até prescrever antibióticos sistêmicos, quando a doença se agrava.
Algumas vezes, a cirurgia é necessária para drenar áreas infetadas ou para remover tecido cicatrizado.
No entanto, para casos ligeiros, existem vários remédios caseiros simples que conseguem diminuir o desconforto e acelerar a cura.
Se a doença não desaparecer em algumas semanas, então é melhor procurar o seu médico para realizar um tratamento adequado.
10 Remédios Caseiros Surpreendentes
Aqui fica o top 10 dos melhores remédios caseiros para a hidradenite supurativa.
Mantenha a área seca
A presença de suor e da água remanescente na área afetada podem pior esta doença cutânea. Então, faça todos os possíveis para manter a área livre de qualquer umidade.
Ao mesmo tempo, manter uma higiene adequada irá ajudar a prevenir crises.
Lave gentilmente as áreas afetadas com água morna e sabão antibacteriano, algumas vezes por dia. Após a lavagem, seque e aplique um pó antibiótico não sujeito a receita médica para ajudar a absorver qualquer suor imediatamente.
Tome banho todos os dias e mude a sua roupa interior frequentemente.
Após ir à casa de banho, seque bem a área com papel higiênico.
Evite usar desodorizantes, pois às vezes eles podem irritar a sua pele. Consulte um dermatologista acerca do tipo de antitranspirante que você pode utilizar.
Evite nadar ou qualquer outra atividade que faça a sua pele ficar molhada.
Compressas quentes
Uma compressa quente irá ajudar a acalmar a irritação da pele e a reduzir a dor associada a esta doença. Irá também ajudar a diminuir o edema/inchaço.
Você apenas deverá utilizar compressas quentes secas. As compressas molhadas podem piorar a situação.
Encha uma garrafa de vidro com água quente. Embrulhe a garrafa numa toalha ou num pano fino e seco. Mantenha esta compressa gentilmente contra a área afetada, durante 10 minutos. Repita este procedimento várias vezes ao dia, conforme necessário.
Nota: não use uma compressa quente se a protuberância se rompeu e estiver a drenar pus. Além disso, evite compressas quentas se estiver grávida ou se sofrer de diabetes, má circulação ou hipertensão arterial.
Açafrão-da-terra
Existem diversas formas de utilização do açafrão-da-terra para tratar a hidradenite supurativa.
Misture 1 colher de sopa de açafrão-da-terra (Curcuma longa) em pó com uma pequena quantidade de azeite ou óleo de coco para formar uma pasta. Aplique-a diretamente nas bolsas, feridas e lesões. Espere 30 minutos e depois lave.
Faça isto uma ou duas vezes por dia, durante algumas semanas.
Misture 1 colher de sopa de açafrão-da-terra em pó e mel orgânico natural, juntamente com 2 colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã natural e não filtrado, num copo de água morna. Beba isto 2 ou 3 vezes por dia.
Misture 1 colher de sopa de açafrão-da-terra em pó num copo de leite quente. Beba isto duas vezes por dia.
Se você preferir tomar cápsulas de curcumina, consulte primeiro o seu médico para determinar a dosagem correta.
A planta também é conhecida como cúrcuma, turmérico, ou açafrão-da-índia.
Banhos de lixívia ou água sanitária (Brasil)
Em alguns casos, tomar um banho de lixívia pode ajudar bastante a reduzir os sintomas de hidradenite supurativa. É mais eficaz nos casos em que existem sintomas de infecção bacteriana.
Antes de tomar um banho de lixívia, consulte um dermatologista.
Adicione 1/3 de colher de chá de lixívia doméstica a 2.2%, por cada 4 copos de água morna, ao seu banho. Mexa bem e, de seguida, mergulhe no banho por apenas 10 a 15 minutos, mantendo a cabeça fora da água. Após o banho, lave-se com água limpa e seque-se com uma toalha seca.
Óleo da árvore de chá
O óleo da árvore de chá (Melaleuca alternifolia) é um conhecido agente antifúngico e antibiótico, útil no tratamento da hidradenite supurativa.
Este óleo pode reduzir o número de bactérias presentes no pus, que produzem um cheiro fétido. Ajuda também no alívio do edema/inchaço, reduz a dor e promove a cicatrização das feridas.
Não use óleo da árvore de chá não diluído, uma vez que ele pode irritar a pele. Dilua-o sempre, antes de utilizar.
Misture algumas gotas de óleo da árvore de chá em 2 colheres de sopa de óleo de coco ou de azeite. Aplique a mistura na área afetada. Espere 15 minutos e enxague, de seguida, usando água morna. Limpe completamente a área, usando uma toalha limpa e macia. Repita duas vezes ao dia.
Aloe Vera (babosa)
O aloé vera é outro remédio caseiro natural para a hidradenite supurativa. Tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias muito fortes que reduzem eficazmente a dor e a inflamação.
Além disso, pode promover a cicatrização das feridas, através da inibição do crescimento de micro-organismos.
Corte uma folha de aloe vera e extraia o gel fresco. Aplique esse gel na área afetada. Esfregue-o por algum tempo, de forma que o gel penetre profundamente na sua pele. Deixe secar sozinho. Repita 2 ou 3 vezes por dia até que a doença melhore.
Neem (Azadirachta indica)
O lilás indiano, também conhecido por amargosa, nim ou neem (Azadirachta indica), é eficaz contra diferentes problemas de pele, incluindo a hidradenite supurativa. Tem propriedades antisséticas, antimicrobianas e antibacterianas que ajudam a tratar a HS e a prevenir infecções adicionais.
Moa uma mão cheia de folhas de neem até elas ficarem em pasta. Aplique essa pasta na área afetada e deixe-a atuar durante 30 minutos, enxaguando depois. Além disso, pode ferver folhas de neem em água, até à quantidade de água se reduzir a um terço. Use essa água para enxaguar a área afetada.
Outra opção é adicionar algumas gotas de óleo de neem puro a 1 ou 2 colheres de sopa de azeite e aplique essa mistura à área afetada. Não necessita de enxaguar depois.
Use algum destes remédios 2 a 3 vezes por dia, durante algumas semanas.
Álcool para assepsia
O álcool para assepsia tem propriedades desinfetantes, calmantes e refrescantes. Isto irá ajudar a remover a sujidade dos folículos pilosos obstruídos, o que por sua vez irá promover a cicatrização. Produzirá também um alívio da dor e do desconforto associados à hidradenite supurativa.
Nota: antes de usar álcool para assepsia, certifique-se de que não tem qualquer protuberância aberta ou feridas.
Molhe um cotonete em álcool para assepsia e pincele suavemente a área afetada. Deixe atuar durante 30 minutos e, de seguida, lave a área afetada com água morna. Aplique depois um hidratante leve ou gel de babosa. Faça isto duas vezes por dia.
Mel
O mel é o antibiótico natural mais forte que se conhece e tem propriedades antibacterianas especiais. Quando aplicado diretamente na pele, reduz a inflamação e facilita o processo de cicatrização.
Além disso, funciona como um produto de limpeza suave e profundo, pelo que as cicatrizes não ocorrerão na área afetada.
Mergulhe uma bola de algodão em mel, preferivelmente mel de manuka. Aplique-o generosamente na área afetada.
Deixe-o atuar durante 15 a 20 minutos. Lave com água quente. Repita o procedimento 3 a 4 vezes por dia para produzir resultados efetivos.
Alimentos anti-inflamatórios
À parte dos tratamentos caseiros anteriormente referidos, você necessita de comer mais alimentos anti-inflamatórios. Isto irá ajudar a prevenir ou a aliviar a dor e o edema causados por esta doença.
De acordo com um estudo publicado em 2007, na revista Dermathology, o zinco pode funcionar como um fantástico anti-inflamatório para o tratamento da hidradenite supurativa.
Inclua salmão, atum, linhaça e nozes, que são ricos em ácidos gordos ômega-3, na sua dieta. Pode também consumir suplementos de óleo de peixe. Além disso, coma alimentos ricos em zinco como ostra, sementes de abóbora e espinafres.
- Passe a consumir chá verde, em vez do café.
- Coma mais papaia (mamão), brócolos, batata-doce e outras verduras e variedades da época.
- Evite comer carne bovina, trigo, tomates, pimentão, cereais e berinjela.
Dicas adicionais
Se for obeso, perder peso pode ser a forma mais eficaz de controlar a hidradenite supurativa. O excesso de peso aumenta o número de áreas onde a pele se fricciona contra a outra.
Não tente espremer o pus dos furúnculos, pois pode abrir caminho a uma infeção e atrasar o processo de cicatrização.
Use roupas largas, incluindo a roupa interior, para reduzir a fricção.
Não use roupas justas nem com cintas apertadas, uma vez que elas tendem a friccionar-se contra a pele e podem provocar o reaparecimento da HS.
Vista roupas de algodão, pois este tecido deixa a sua pele respirar, o que por sua vez ajuda a prevenir a sudorese excessiva.
Deixe de fumar para reduzir as recaídas da HS, assim como a inflamação.
Não faça a barba nem se depile nos locais onde tem borbulhas, pois pode irritar ainda mais a pele.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3541436/
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1521693414001369
http://www.aafp.org/afp/2005 /1015/p1547.html
https://www.dermnetnz.org/topics/bleach-baths-in-patients-with-skin-infections/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/ PMC3834702 /
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17460404
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.