12 Remédios Caseiros para Cisto Pilonidal Inflamado

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12/08/2019

O cisto pilonidal é um tipo de infecção crônica da pele que ocorre na dobra das nádegas, acima do ânus. Geralmente desenvolve-se como uma reação aos pêlos encravados no região anal. Embora a causa exata do cisto pilonidal ainda não seja conhecida, os especialistas acreditam que pode ser uma condição de etiologia adquirida (crescimento de um folículo piloso para dentro em vez de para fora) ou congênita.

Cisto Pilonidal

O cisto pilonidal é portanto, uma formação cística localizada no sulco interglúteo que contém formações pilosas em seu interior. Geralmente permanecem assintomáticos (não apresentam sintomas) e apenas são diagnosticados quando são complicados por uma infecção secundária, formando um abscesso no local.

Quando presentes, alguns sintomas incluem: Inicialmente surge uma pequena depressão na área, semelhante a uma covinha, na superfície da pele. Uma vez infectada, essa depressão torna-se uma massa inchada, inflamada. Os fluidos ou o pus existente no abscesso precisam ser drenados.

Outros sintomas de cisto pilonidal incluem dor e desconforto quando a pessoa está sentada ou em pé, a região afetada fica inflamada, por vezes dá-se a saída de pus ou sangue da área com mau cheiro. Nos casos em que a infecção é muito grave, pode ocorrer febre, mal-estar e náuseas.

Normalmente o desenvolvimento destes cistos na pele é mais comum em homens que em mulheres. O risco é maior em pessoas obesas e outras com excesso de pelos no corpo. A espessura do pelo e um estilo de vida sedentário também são fatores importantes.

Como é feito o tratamento

Os casos simples geralmente resolvem-se naturalmente sem necessidade de tratamento. No entanto, em alguns casos existe a necessidade de tratamento, bem como cirurgia pilonidal, para reduzir o tamanho do cistos e prevenir infecções. Em caso de dor pode ser administrado um anti-inflamatório não-esteróide, como o ibuprofeno, mas sempre com a indicação do médico.

O tratamento pode incluir a administração de antibióticos, compressas quentes e a aplicação de cremes depilatórios. Nos casos mais graves pode haver a necessidade de drenar ou tratar o cisto cirurgicamente. A cirurgia geralmente é realizada com anestesia local, com tempo de cicatrização normalmente inferior a uma semana.

Remédios Caseiros para Cisto Pilonidal

A única forma de se livrar completamente do cisto pilonidal é através de um procedimento cirúrgico. No entanto, existem algumas coisas que pode fazer em casa para aliviar a dor e o desconforto enquanto espera pelo procedimento.

Pode aplicar uma compressa úmida e quente no cisto algumas vezes por dia. O calor proporcionado pela compressa incentiva à eliminação do pus, permitindo que seja drenado, ajudando a aliviar a dor e a coceira. Outra solução será realizar um banho de assento, mergulhando a área em água morna durante alguns minutos ao dia.

Na sequência descrevemos 12 remédios caseiros que podem ser usados como complemento ao tratamento médico.

Compressas quentes

Compressas quentes

A aplicação de compressas quentes na área afetada pode ser eficaz para obter um alívio rápido da dor. A compressa quente também vai ajudar o líquido e o pus acumulado no seu interior a drenar mais rapidamente, iniciando o processo de cura. No entanto, as compressas quentes não vão impedir o crescimento do cisto pilonidal.

  • Molhe um pano em água quente e retire o excesso de água.
  • Coloque o pano quente sobre a área afectada durante alguns minutos.
  • Repita o processo 3 ou 4 vezes por dia até os fluidos começarem a drenar.

Alternativamente, pode realizar um banho de assento quente ou lavar a área afectada do ânus com água morna durante alguns minutos. (1)

Óleo da árvore do chá

Óleo essencial de árvore-de-chá, malaleuca

O óleo essencial da árvore do chá é outro remédio que pode ser usado. O óleo da árvore do chá tem muitos poderes curativos, e as suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, comprovam isso mesmo, ajudando a manter as infecções controladas. (2)

Além disso, uma vez que o óleo consegue penetrar profundamente na pele, também acelera o processo de cicatrização.

  • Dilua o óleo da árvore do chá em água, em proporções de 1:10.
  • Aplique na área afetada e deixe atuar por 10 minutos.
  • Lave a região com água morna e seque completamente.

Use este remédio 2 ou 3 vezes ao dia.

Vinagre de maçã orgânico

Vinagre de maçã orgânico

O uso do vinagre de maçã também pode ser útil na cura do cisto pilonidal. As propriedades anti-inflamatórias do vinagre de cidra ajudam a reduzir a dor e inflamação. Além disso, a natureza anti-séptica e antibacteriana do vinagre de maçã impede o crescimento de bactérias que podem desencadear infecções adicionais e atrasar o processo de cicatrização e cura. (34)

Misture 2 ou 3 colheres de chá de vinagre de maça orgânico, não filtrado, em ½ copo de água morna. Molhe um algodão na solução e coloque diretamente sobre a área afetada durante cerca de 1 minuto. Repita este remédio 3 ou 4 vezes por dia durante alguns dias.

Como alternativa, adicione 1 colher de chá de vinagre de maça orgânico, a um copo de água morna e beba duas vezes por dia para promover a cura de dentro para fora.

Sal de Epsom

Sal de Epsom (sulfato de magnésio)

O sal de Epsom ou sulfato de magnésio, pode proporcionar algum alívio no sofrimento causado pelas dores do cisto pilonidal. O sal de Epsom tem várias propriedades curativas que podem ajudar a reduzir e curar o cisto de forma rápida, contribuindo para a expulsão de pus existente nele. (5) Além disso, o sal de Epsom também pode ajudar a aliviar a dor associada e a inflamação.

  • Adicione 1 colher de sopa de sal de Epsom em 1 a 2 xícaras de água morna.
  • Misture bem até que os grânulos do sal dissolvam completamente.
  • Embeba um pedaço de algodão nesta solução e aplique sobre a área afectada durante 20 a 30 minutos. Repita o remédio caseiro uma vez por dia durante vários dias.

Como alternativa, pode realizar um banho de assento quente, em água morna misturada com sal de Epsom. Em relação á quantidade de sal de Epsom na água do banho, use 1 xícara de sal de Epson para cada 15 centimetros de água.

Óleo de rícino

óleo de rícino 100% puro, orgânico, e livre de hexano

O óleo de rícino contém propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação associada ao cisto pilonidal. Ele também irá acelerar o processo de cicatrização do cisto. (67)

  • Molhe o algodão em óleo de rícino quente (morno).
  • Aplique-o sobre a área afetada, e proteja com uma bandagem, atadura, curativo.
  • Realize o processo 2 a 3 vezes por dia, usando uma bola de algodão sempre nova, recém molhada no óleo de rícino, e uma bandagem sempre nova também.

Pode realizar a aplicação até o cisto desaparer totalmente.

Alho

Alho

O alho é um outro remédio natural que pode ser usado na cura do cisto pilonidal, devido às suas potentes propriedades antibióticas e antifúngicas. Quando consumido de forma oral, ajuda a impulsionar o sistema imunológico e com isso, combater infecções e promover a cura de muitas patologias. (8)

  • Esmague um dente de alho com uma faca e aplique sobre a área afectada. Cubra com uma gaze e deixe atuar por alguns minutos. Em seguida, lave bem a zona. Siga esta dica uma vez por dia durante alguns dias.

Também pode consumir um dente de alho esmagado 2 ou 3 vezes por dia, seguido de um copo de água.

Nota: A aplicação tópica do alho não é adequada para pessoas com pele sensível. Além disso, certifique-se de não deixá-lo atuar na pele por mais de 10 minutos.

Continuação +5 Tratamentos Caseiros eficazes para Cisto Pilonidal

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
     

12 Remédios Caseiros para Cist…