-->Remédios caseiros para manter a garganta saudável - Educar Saúde

Remédios caseiros para manter a garganta saudável

Publicado em 30/08/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

O desconforto provocado pela dor de garganta pode ter muitas consequências. Comer, falar e engolir torna-se difícil ou quase impossível, quando as dores na garganta não param.

Normalmente, garganta inflamada significa sintoma para algo mais, por isso, há que estar alerta, quando começar a sentir a sua garganta a ceder. Saiba quais as principais doenças que estão associadas à dor de garganta como sintoma. A faringite, a amigdalite, a laringite e a gripe são as principais causas atribuídas. Apenas através do diagnóstico, saberás as raizões pela qual a sua garganta tem provocado tanto desconforto.

Existem algumas formas de evitar a dor de garganta. Se sente que está a iniciar uma nova inflamação, evite respirar pela boca, pois isso resseca a garganta e facilita a incubação de bactérias.

Beba muita água e alimente-se de forma saudável, sem esquecer a importância que a vitamina C, presente nos alimentos, tem nesta altura. Alguns especialistas recomendam, também, uma opção menos saudável, mas, aparentemente, eficaz: comer gelados. O alimento frio vai aliviar a sensação de dorido.

Evite, acima de tudo, sair de um ambiente frio, para um quente, sem estar devidamente agasalhado. A sua dor vai piorar consideravelmente e o tempo de cura demorará bem mais. Fumar é totalmente proibido. A prevenção é tão importante como o tratamento.

Remédio caseiro para uma garganta saudável

Para resolver facilmente este problema, nada melhor do que prepara uma mistura caseira, recheada de propriedades naturais e curativas. Coloque, numa chávena, um pouco de mel, uma colher de chá de propólis e uma colher de café de pó de gengibre. Mexa tudo e leve a lume, até ficar uma massa homogênea.

Depois é só guardar num lugar seco e ir tomando uma colher de sobremesa dessa mistura, duas a três vezes por dia. O remédio vai fazer bem a qualquer problema associado à dor de garganta.

Leia Também:

Dor de Garganta
Remédio Caseiro para a Dor de Garganta

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858