15 Remédios Caseiros para Retenção Urinária

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Com dificuldade em descobrir como tratar a retenção urinária de forma natural? Existem na verdade remédios caseiros extraordinários que podem ajudar a aliviar os sintomas e a causa do problema.

Na maioria dos casos, as obstruções urinárias simples, podem ser tratadas de forma eficaz, com o uso de mezinhas e as conhecidas “simpatias caseiras”.

A retenção urinária pode resultar de:

Obstrução da uretra

Obstrução da uretra prostática

A obstrução da uretra provoca retenção urinária, bloqueando o fluxo normal da urina, para fora do corpo. Algumas condições tais como a Hiperplasia prostática benigna, Estenose uretral (estreitamento da uretra), Cálculos urinários, cistocele, retocele, constipação intestinal (Prisão de ventre), e alguns tumores e câncers, podem causar retenção urinária.

Os tumores podem ser cancerosos ou não cancerosos.

Problemas nervosos

Neurofisiologia e o reflexo da micção

A retenção urinária pode resultar de problemas relacionado com os nervos que controlam a bexiga e os esfíncteres. Existem muitos eventos ou condições que podem interferir com os sinais nervosos entre o cérebro, bexiga, e os esfíncteres.

Inaginemos que os nervos estão danificados por algum motivo! Neste caso o cérebro pode não conseguir obter o sinal, a indicação, de que a bexiga está cheia.

A pessoa pode ter a bexiga cheia, mas os músculos da bexiga que “espremem a urina” podem não receber esse sinal para empurrar a urina. Ou os esfíncteres! Estes podem também não obter o sinal para relaxar o músculo.

Os problemas nervosos que interferem com a função da bexiga afetam pessoas de todas as idades, e não só as mais velhas. Algumas das causas mais comuns de problemas nervosos incluem:

  • parto vaginal
  • infecções no cérebro ou medula espinhal
  • diabetes
  • acidente vascular cerebral
  • esclerose múltipla
  • lesão ou trauma pélvico
  • intoxicação por metais pesados

Para além destas causas, existem ainda os defeitos congênitos! Infelizmente, existem crianças que nascem com defeitos que afetam a coordenação dos sinais nervosos entre a bexiga, a espinal medula e o cérebro.

A espinha bífida e outros defeitos congênitos que afetam a medula espinhal podem levar ao desenvolvimento de retenção urinária em recém-nascidos.

Medicamentos que causam retenção urinária

Medicamentos que causam retenção urinária

Existem várias classes de medicamentos que podem causar retenção urinária por interferirem com os sinais nervosos da bexiga e da próstata. Alguns destes medicamentos incluem:

Anti-histamínicos para tratar alergias

  • cetirizina (Zyrtec)
  • clorfeniramina (cloro e Trimeton)
  • difenidramina (Benadryl)
  • fexofenadina (Allegra)

Anticolinérgicos/antiespasmódicos para tratar dores de estômago, espasmos musculares, e incontinência urinária

  • Hioscinamina (Levbid)
  • oxibutinina (Ditropan)
  • propantelina (Pro-Banthine)
  • tolterodina (Detrol)

Antidepressivos tricíclicos para tratamento da ansiedade e depressão

  • amitriptilina (Elavil)
  • doxepin (Adapin)
  • imipramina (Tofranil)
  • nortriptilina (Pamelor)

Outros medicamentos associados à retenção urinária incluem:

  • descongestionantes: efedrina, fenilefrina e pseudoefedrina.
  • nifedipina (Procardia), medicamento para tratar a pressão arterial elevada e dor no peito
  • carbamazepina (Tegretol), medicação para controlar convulsões em pessoas com epilepsia
  • ciclobenzaprina (Flexeril), medicamento relaxante muscular
  • diazepam (Valium), medicamento usado para aliviar a ansiedade, espasmos musculares e convulsões
  • Fármacos anti-inflamatórios não esteróides
  • anfetaminas
  • analgésicos opióides

Alguns medicamentos para constipações e alergias que contêm descongestionantes, tais como a pseudoefedrina, e os anti-histamínico, tais como a difenidramina, podem aumentar os sintomas da retenção urinária em homens com aumento da próstata.

Guia de Remédios caseiros para retenção urinária

Funcho (Erva-doce) Foeniculum vulgare Mill.

Foto de sementes de funcho (erva-doce)

O chá de Funcho aumenta o fluxo e urina e protege o fígado dos danos causados pelo álcool. Este chá purificante do sangue também ajuda a melhorar a função renal e prevenir pedras nos rins.

Além disso, o funcho ajuda a reduzir a retenção de água, tornando-se um dos melhores chá de ervas para perda de peso! Ele estimula o metabolismo, o que lhe permite queimar gordura mais rapidamente e também reduzir a celulite.

Coloque 1 colher de chá de sementes de erva-doce secas, numa xícara de chá, e despeje a água a ferver sobre elas. Certifique-se que não ferve as sementes, para não perder a maioria dos seus nutrientes. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Pode beber esta infusão maravilhosa 3 vezes ao dia.

O melhor momento para tomar este chá é após as refeições, pois facilita a digestão. E o seu sabor doce, muito semelhante ao de alcaçuz, pode servir como um maravilhoso deleite após o jantar.

Óleo de Gergelim, Tribulus terrestris, Crataeva nurvala

Tribulus terrestris em pó

1º Massageie suasemente o abdome inferior com óleo de gergelim morno durante 20 a 30 minutos. Depois disso, faça um banho de assento (sente-se em uma banheira cheia de água morna).

2º Misture casca em pó da árvore Varuna (Crataeva nurvala) e casca em pó de Tribulus terrestris em iguais proporções. Tome 1 colher de sopa do pó com água, duas vezes por dia.

3º Ferva 10 a 12 folhas de manjericão com um copo de água, durante 15 minutos. Misture com uma colher de chá de mel. Tome duas vezes por dia.

Estas são 3 mezinhas caseiras altamente benéficas para a obstrução urinária.

Bórax (Borato de sódio)

Bórax (Borato de sódio)

Misture 5 gramas de bórax num copo de água. Adicione manteiga sem sal e açúcar a gosto. Está pronto a consumir. Este é um remédio natural bem rápido para curar a dificuldade urinária. O bórax pode ser útil para cistite, ardor e dor na bexiga, e naquela sensação de parece que a urina fica retida. 

Nigella sativa (cominho preto), e chicória (Cichorium intybus)

Sementes de Nigella sativa (cominho preto)

Num recipiente misture sementes de cominho preto em pó e sementes de chicória. Tome 1 colher de chá dessa mistura juntamente com água ou leite. Este é um tratamento altamente benéfico para quem tem dificuldade em urinar.

Groselha e pimenta-preta (Piper nigrum)

pimenta-preta (Piper nigrum)

Os licopenos contidos no pigmento vermelho da groselha têm um efeito protetor contra o câncer da próstata, uma das causas de retenção de urina.

Conhecida no Brasil como pimenta-do-reino, a pimenta-preta remove o excesso de água acumulado, inchaço (edema). Ajuda a remover o ácido úrico, uréia, e gordura da urina (4% da urina é feita de gordura).

Consuma 3 Groselhas sem caroço, e 3 grãos de pimenta preta, juntamente com a água durante alguns dias. É mais uma receita eficaz para a dificuldade em urinar.

Abacaxi

Abacaxi

Misture 20 gramas de abacaxi fresco com um copo de água, passe na liquidificadora e beba. Depois de consumi-lo vai obter um alívio rápido.

Água extraída do caule da Bananeira

Caule da bananeira

A água extraída do rizoma da Bananeira é muito eficaz para a dificuldade urinária.

Água de coco

Água de coco

Tal como a água do rizoma da Bananeira, a água de coco é igualmente benéfica quando existe acumulação de urina, proporcionando alívio imediato.

Sementes de coentro

sementes de coentro

Faça uma mistura de sementes de coentro em pó e açúcar, em quantidades igual e guarde em um recipiente. Tome 2 colheres de chá, juntamente com um copo de água morna.

Folhas de manjericão e mel

Folhas de manjericão

Ferva 10 a 12 folhas de manjericão num 1 xícara de água durante 15 minutos. Misture com uma colher de chá de mel, e tome duas vezes por dia.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio para o tratamento da acidez do estômago

Coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um litro de água (a quantidade de água não é importante, mas você deve beber muita água de qualquer maneira). Esta receita vai aumentar os níveis de PH no sistema urináro, evitando que as bactérias existentes sobrevivam.

Vinagre de maçã, iogurte natural

vinagre de maçã eficaz para refluxo gastroesofágico

Tome 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (vinagre de cidra). Logo de seguida coma um iogurte natural. Realize este processo pelo menos duas vezes ao dia.

Suco de Cranberry (arando)

mirtilo vermelho, Oxicoco, cranberry

Beba muita água juntamente com suco de Cranberry. Geralmente obtém-se uma melhoria muito rápida, no espaço de algumas horas.

Vinagre de maçã, Bicarbonato de sódio

Antes de dormir, beba 2 colheres de sopa de vinagre de maçã com 1 colher de chá ¼ de Bicarbonato de sódio. Siga esta dica todos os dias até se sentir melhor. Depois disso, faça-o apenas por mais 3 dias.

Dieta

benefícios de comer melancia

Aumente a ingestão de líquidos, romã, frutas cítricas, suco de cenoura, arroz integral, leitelho, melancia, melão, coco, groselha indiana, chás sem cafeína e manteiga purificada.

Alimentos a evitar

Evite alimentos muito pesados, quentes, ácidos, salgados e picantes. Evite o consumo excessivo de álcool, esforço físico exaustivo, viajar em veículos a grande velocidade, e permanecer ao sol durante grandes períodos.

Conclusão

Outro remédio caseiro que parece funcionar em muitos casos de retenção urinária, é o suco de pepino. Ele oferece propriedades diuréticas que podem resultar em mudanças positivas num curto espaço de tempo, quando bebido com regularidade.

Suco de pepino

Misture 1 colher de chá de mel, e 1 colher de sopa de suco de limão fresco ao suco de pepino. Não se esqueça de tomar a mistura três vezes por dia.

Uma solução já referida é o cranberry, Recomendo! O suco do Cranberry (arando) contém substâncias altamente conhecidas por expulsar as bactérias que causam infecções na bexiga. Se você não gostar de suco de cranberry ou não sabe onde comprar arandos, experimente o limão.

suco do Cranberry (arando)

Adicione uma colher de chá de suco de limão para 180 ml de água fervente. Deixe a mistura arrefecer, e em seguida, beba 60 ml desta mistura a cada duas horas.

Por fim, tente arranjar um tempinho para aplicar uma compressa fria sobre o estômago. Esta dica vai ajudar a facilitar a libertação da urina sem esforço.

Nota: Se for uma situação crônica procure aconselhamento médico especializado antes de usar qualquer solução ou remédio caseiro.

Descubra Quantas Vezes se Deve Urinar por Dia