Remédios Caseiros para Rosácea

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A rosácea é uma doença que se manifesta ao nível da pele. Nomeadamente, durante esta doença aparecem geralmente eritremas e vasculites (inflamação do tecido vascular do rosto), e pode mesmo levar à dilatação dos vasos sanguíneos da face.

Aloe Vera babosa

A sua incidência é, geralmente, na zona da face (bochechas, queixo, testa e nariz). Pode ainda afetar o pescoço e a zona do tórax, embora estes sejam casos mais raros.

Não existe grande consenso sobre o que pode causar esta doença em concreto, mas a verdade é que pode tornar-se grave em casos extremos.

Contudo, existem remédios caseiros que podemos preparar em casa para tratar o problema da rosácea. Nomeadamente, falaremos aqui de dois: o remédio com Aloe Vera e o remédio com água de rosas.

Como podemos desde logo ver, estes remédios podem ser preparados à base de produtos que conseguimos obter facilmente, e que têm propriedades medicinais interessantes, não só para tratamento da rosácea mas igualmente para outro tipo de problemas.

Remédio caseiro para rosácea com Aloe Vera

Comecemos então por falar do remédio à base de Aloe Vera, que possui propriedades antioxidantes e regeneradores para a pele, o que é fundamental no caso da rosácea. Por outro lado, por se tratar de um produto natural não existirão alguns efeitos secundários negativos que podem ocorrer com medicamentos. Vejamos então os ingredientes, modo de preparo e posologia deste remédio.

Ingredientes

  • 1 folha de Aloe Vera (de preferência uma folha grossa).

Modo de Preparo

Devemos primeiro arranjar um recipiente, para onde teremos de extrair a seiva da Aloe Vera. Deve cortar-se a folha e deixar “escorrer” a seiva (de cor amarelada) da mesma para o referido recipiente. Se necessário, podemos utilizar algo fino para ajudar a extrair a seiva da folha.

Posologia

A ideia de aplicação desde remédio será a de utilizar a seiva retirada para o recipiente, e aplicá-la diretamente na pele e nomeadamente nas zonas afetadas pela rosácea.

Remédio caseiro para rosácea com água de rosas

A água de rosas possui propriedades antissépticas, isto é, diminui a capacidade de proliferação de organismos bacterianos. Vejamos então os ingredientes, modo de preparo e posologia deste remédio.

Ingredientes

  • 1 L de água;
  • Pétalas de rosa (de cerca de 1 rosa e meia, 2 rosas).

Modo de Preparo

As pétalas recolhidas das rosas devem ser fervidas, sendo juntas ao referido litro de água. Depois de ferver, deixamos arrefecer um pouco e coamos a mistura que acabámos de preparar.

Devemos, de seguida, guardar num frasco que acondicione devidamente a água de rosas e colocá-lo no frigorífico.

Posologia

A água de rosas preparada deve ser aplicada na pele de manhã e à noite. Em situações mais graves pode e deve aplicar-se sempre que lavarmos o rosto.