O refluxo ácido, também conhecido como doença de refluxo gastresofágico, é uma condição em que o conteúdo líquido do estômago volta ou ocorre o refluxo para o esôfago.
Como o estômago contém ácidos necessários para digerir os alimentos, quando ocorre refluxo, pode haver inflamação e danos no revestimento do esôfago e causar dor ou desconforto no estômago, peito ou garganta.
A tosse seca é também um dos sintomas de refluxo ácido.
Se você tiver refluxo ácido juntamente com tosse seca ou tosse crônica, aqui estão algumas maneiras simples de encontrar alívio rápido.
Remédios caseiros para Refluxo Ácido
Levante-se
Quando está de pé, a gravidade ajuda a manter os alimentos embaixo. É por isso que é mais provável ocorrer o refluxo quando se está deitado.
A falta de gravidade também pode permitir que o conteúdo do estômago em refluxo percorra o esôfago e permaneça nele por mais tempo, causando tosse.
Uma solução simples para superar esse problema é aumentar a elevação da parte superior do corpo.
Basta colocar algo debaixo dos pés da cabeça da cama para a elevar. Isso garante que o esôfago esteja acima do estômago, ajudando a manter os alimentos no devido lugar.
Alterações no estilo de vida
Algumas mudanças no estilo de vida também podem ajudar a reduzir a tosse causada pelo refluxo ácido. Aqui estão algumas mudanças que você pode fazer:
Se está acima do peso, fique o mais próximo possível de um peso saudável. O peso extra causa uma maior pressão no estômago, o que pode estimular os sintomas.
Evite mascar chiclete ou chupar doces duros, pois aumenta a quantidade de ar engolido.
Use roupas folgadas e tente não se dobrar depois de comer.
Pare de fumar porque este mau hábito relaxa o esfíncter esofágico inferior, o que deixa o ácido gástrico vazar em seu esôfago, causando dor e tosse.
Dieta: Alimentos a evitar
Frutos e vegetais ácidos
A maioria das pessoas acredita que os alimentos ácidos devem ser evitados quando se sofre de refluxo ácido.
No entanto, os alimentos ácidos não são a causa do refluxo ácido.
Os nossos sucos gástricos têm um pH de 2,0, que é muito menor do que a maioria dos alimentos ácidos que podemos comer.
O motivo pelo qual o seu médico recomendaria que não comesse alimentos ácidos é devidoa o seu esôfago não possuir o revestimento protetor que o estômago “normal” possui.
E neste caso os ácidos presentes nos alimentos com baixo pH poderiam desencadear uma sensação de queimação num esôfago já sensível.
Comidas gordurosas
Os alimentos gordurosos geralmente não são digeridos rapidamente.
Isso significa que eles atrasam o esvaziamento de alimentos do estômago, o que aumenta a pressão no estômago e na parte inferior do esôfago.
Esta ocorrência aumenta a probabilidade de refluxo ácido.
Alguns dos alimentos gordurosos que precisam ser evitados incluem carnes vermelhas, carnes processadas, leite com alto teor de gordura, queijo, sorvete, fritos: rosquinhas, batatas fritas e salgadinhos.
Também é aconselhável evitar carnes gordurosas e laticínios com alto teor de gorduras saturadas, pois estão associados ao colesterol elevado, aumento de inflamação e doenças cardíacas.
Alimentos picantes
Ouça o seu corpo quando se trata de alimentos picantes. Em algumas pessoas, os temperos podem causar ou piorar o refluxo ácido e a rouquidão.
Se eles lhe parecem agravar a condição, escolha alimentos e condimentos mais leves. Alguns alimentos a serem observados são a salsa, o missô, as pimentas, os salteados asiáticos, o curry, os pratos mexicanos e algumas especiarias doces, como a hortelã e a hortelã-pimenta.
Café, cafeína e álcool
De acordo com a University of Maryland Medical Center, o álcool e a cafeína, incluindo o café descafeinado, podem contribuir para os sintomas de refluxo ácido.
As Fontes comuns de cafeína incluem não só o café, mas também bebidas energéticas, refrigerantes, chá verde, chá preto, chocolate e sorvete com sabor a café.
Evite ou consuma o mínimo possível dos alimentos citados.
Referências
http://patients.gi.org/topics/acid-reflux/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://www.nature.com/
https://my.clevelandclinic.org/
http://www.sciencedirect.com/
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.