O reumatismo, apesar de ser uma doença muito associada aos mais idosos, é no entanto um problema que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer faixa etária.
O termo reumatismo abrange mais de 100 doenças diferentes, afetando acima de tudo o sistema locomotor, nomeadamente estruturas como ligamentos, ossos, músculos, articulações e tendões.
Contudo, há doenças reumatológicas que podem afetar outros órgãos, não relacionados com o sistema locomotor.
As formas de reumatismo mais comuns são a artrose, a artrite, a febre reumática, o lúpus, a bursite, a tendinite, a gota, a fibromialgia, entre outras.
Tratamento para reumatismo
O tratamento para o reumatismo varia de acordo com o problema específico.
Contudo, na maioria dos casos este consiste na toma de remédios para reumatismo, mudança de hábitos diários, e ainda, sessões de fisioterapia.
Neste artigo poderá conhecer melhor os vários remédios para o reumatismo, e ainda, algumas soluções naturais para complementar o tratamento clínico desta doença. Confira.
Remédios para reumatismo
A medicação para o reumatismo tem uma importante função no tratamento da doença.
Assim, os remédios prescritos para pacientes com reumatismo têm como objetivo aliviar as dores e o desconforto provocado pela inflamação de articulações, músculos e ossos, e ainda, reduzir a dificuldade em movimentar a estrutura afetada.
Confira de seguida os vários medicamentos para reumatismo nos ossos e no sangue.
Medicamentos para reumatismo nos ossos
Existem várias classes de medicamentos que podem ser prescritos para indivíduos com reumatismo nos ossos.
Estas incluem analgésicos, anti-inflamatórios, antirreumáticos e corticosteroides.
» Conheça os Principais Riscos, Efeitos Colaterais e Complicações de Tomar Analgésicos
Confira de seguida vários exemplos de remédios para reumatismo em cada uma destas classes:
– Medicamentos analgésicos: paracetamol ou acetominofeno.
Estes remédios para reumatismo ajudam a reduzir a dor e a aumentar a qualidade de vida do paciente.
– Medicamentos anti-inflamatórios: aspirina, colchicina, ibuprofeno ou diclofenac. Estes remédios têm como objetivo reduzir a inflamação e o desconforto.
No entanto, a sua toma não pode ser muito prolongada, já que podem provocar problemas renais e hepáticos, bem como úlceras gástricas.
– Medicamentos antirreumáticos: sais de ouro ou metotrexano.
– Medicamentos corticosteroides: betametasona ou prednisolona. Estes remédios para o rematismo são mais utilizados em doenças autoimunes, como por exemplo o lúpus ou a artrite.
Esta medicação tem alguns efeitos secundários, nos quais se incluem inchaço e aumento de peso. Este último ocorre devido à alteração metabólica causada pelo remédio.
Há ainda outros remédios para reumatismo nos ossos, como por exemplo o Infliximabe.
Este tem como função inibir a TNF, responsável pelo agravamento da inflamação em doenças autoimunes.
Conheça 5 Analgésicos Naturais Incríveis
Medicamentos para reumatismo no sangue
O reumatismo no sangue, também denominada de febre reumática, é uma doença inflamatória causada por uma infecção bacteriana.
Como tal, os remédios prescritos terão como função destruir qualquer vestígio das bactérias responsáveis, e ao mesmo tempo, reduzir a inflamação, aliviar sintomas e prevenir novos episódios.
Os remédios para a febre reumática incluem:
– Medicamentos anti-inflamatórios: ibuprofeno ou aspirina. Estes remédios estão indicados para o controlo e redução da inflamação articular.
– Medicamentos antibióticos: penicilina eritromicina ou penicilina benzatina. Os remédios antibióticos têm como função combater e eliminar a infeção bacteriana responsável pela febre reumática.
– Medicamentos corticosteroides: dexametasona ou prednisolona. Remédios indicados para casos onde a saúde do coração fique comprometida.
Remédios naturais para reumatismo
Além da medicação prescrita pelo médico, há ainda vários remédios naturais, que pode fazer em casa, e que irão complementar o tratamento clínico, e assim, ajudar na melhoria dos sintomas.
Confira de seguida vários remédios naturais e caseiros para o reumatismo.
Cataplasma de mostarda-negra
Para este remédio natural vai necessitar de um pano limpo (ou gaze, se tiver em casa), água morna e 100 g de sementes de mostarda-negra em pó.
Adicione a mostarda-negra em pó na água, mexendo até que se forme um creme com a consistência de uma papa.
De seguida, deve espalhar esta mistura sobre o pano limpo, e aplicar na zona afetada. Deixe atuar durante cerca de 15 minutos.
Após esse tempo lave cuidadosamente, aplicando um creme hidratante no final para evitar a irritação da pele.
Suco de beterraba e cenoura com água de coco
Para fazer este suco vai necessitar uma cenoura média, meio pepino descascado e cortado, meia beterraba cozida e um copo de água de coco.
Coloque todos os ingredientes dentro do liquidificador, e bata muito bem até obter uma mistura homogénea.
Deve beber logo de seguida, para impedir que o suco perca as suas propriedades medicinais.
O suco de beterraba e cenoura com água de coco é um excelente remédio natural para o reumatismo já que ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico no sangue.
É por isso indicado para doenças reumatológicas como a artrite, a fibromialgia e a gota.
Cataplasma de batata
Este remédio caseiro para o reumatismo é muito fácil de fazer.
Depois de lavada, basta cortar uma batata em rodelas (cera de 1 cm de espessura), e colocar sobre a região afetada.
De seguida deve envolver com um pano limpo e deixar atuar durante aproximadamente 20 minutos.
No final desse tempo, a batata deve ser descartada. Deve repetir diariamente este remédio, duas vezes em cada dia, até que os sintomas desapareçam totalmente.
Chá de urtiga
Para fazer este chá vai necessitar apenas de água e uma xícara de folhas de urtigas picadas. Coloque a água e as folhas de urtiga ao lume, e deixe ferver durante perto de 5 minutos.
No final, deve tapar e deixar arrefecer um pouco, e depois, coar e beber.
A ingestão diária do chá de urtiga atua sobre os rins e as glândulas suprarrenais, facilitando a excreção do ácido úrico.
Este está envolvido em várias doenças reumatológicas.
» Conheça 10 Ervas, Especiarias, e Raízes com Propriedades Anti-Inflamatórias
Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704
O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000
Residência Médica
Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704
Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.
Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.
Treinamento na Especialidade
CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.
AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.
CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.
CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.
Atividades laborais
Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.
Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.
Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.
Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.
Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.