4 Remédios Naturais para Tratamento da Pele (Homeopatia)

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 09/09/24

Conheça 4 Remédios Naturais para o Tratamento da Pele com recurso a terapias naturais como a Homeopatia.

Continua depois da Publicidade

Homeopatia

Micoses repetidas, urticária, eczema. Os problemas da pele tornam-se muitas vezes incómodos. Com os conselhos de Maria Pinto, especialista em homeopatia, descubra as soluções doces e naturais para as ultrapassar.

Barreira resistente às agressões exteriores, a pele é também o espelho das nossas emoções. Diversos estudos têm, aliás, confirmado que a pele está sujeita à influência da vida psíquica. Uma realidade biológica visto que as células da pele e as do cérebro têm a mesma origem embrionária.

Muito sensível, este órgão chama frequentemente a nossa atenção, provocando erupções súbitas e coceiras. Para acabar com estes distúrbios cutâneos que afectam a nossa vida, as medicinas alternativas podem revelar-se uma ajuda preciosa.

Leia também: Remédio Caseiro para Eczema (Dermatite)

Como acalmar as crises de urticária

Remédios homeopáticos corretos para tratar crises de eczema e urticária

A urticária é uma reacção cutânea inflamatória cuja causa pode ser externa ou interna. Manifesta-se pelo aparecimento de borbulhas em zonas mais ou menos extensas, acompanhadas de comichões e edemas que desaparecem depois rapidamente. A histamina (substância libertada em caso de reacção alérgica) desempenha um papel importante no aparecimento desta erupção.

Dilata os minúsculos vasos capilares da pele e favorece a fuga da linfa para fora dos vasos linfáticos. São numerosos os alimentos susceptíveis de desencadear crises de urticária: morangos, peixe, mariscos, cereais (gluten). O leite e a gema de ovo são particularmente activos neste domínio, em função das sensibilidades pessoais.

Tratamento homeopático para urticária

– Se sofre de urticária depois de comer morangos: Urtica – Urens 5 CH, que age sobre os sintomas e reações locais da alergia;
– Se se trata de uma intolerância (alergia) ao peixe e mariscos: uma dose individual de Nux Vomica 5 CH;

Depois de uma exposição prolongada ao sol, o seu peito cobre-se de borbulhas rodeadas por um halo vermelho: Apis Mellifica 5 CH, a completar com Natrum Muriaticum 5 CH. Cada um destes remédios deve ser tomado à razão de três grânulos, três a seis vezes por dia.

Como acabar com o eczema (dermatite)

Existem remédios homeopáticos para cada tipo de dermatite. O remédio no entanto difere de pessoa para pessoa

O eczema traduz-se de início por manchas vermelhas e comichões, depois pelo aparecimento de bolhas que ressumam e em seguida secam para se transformarem em pequenas crostas. Esta afecção da pele, penosa e perturbante, pode apresentar-se sob diversas formas.

O eczema atópico é o mais frequente. Está ligado à existência de um terreno hereditário que favorece desde a mais tenra idade o aparecimento de perturbações, entre os quais o eczema, mas também a asma ou a febre dos fenos.

Continua depois da Publicidade

Na maioria dos casos desaparece na idade adulta. Mas a erupção pode também resultar de uma agressão exterior: contacto directo da pele com produtos de limpeza ou de maquilhagem, jóias de níquel, etc.

Fala-se nesse caso de “eczema de contacto”. O mais simples, sempre que possível, é seguramente eliminar qualquer contacto com a substância alergénica.

Remédios homeopáticos para eczema

  • No bebê, uma crise de eczema ao romper dos primeiros dentes trata-se na maioria dos casos com Calcarea Carbonica 5 CH ou 7 CH, acompanhado de Chamomilla 5 CH;
  • O eczema do adolescente magro, de temperamento ansioso, que coexiste frequentemente com o acne na cara e no ombro, necessita sobretudo de Natrum Muriaticum 5 CH ou 7 CH. Cada um destes medicamentos é tomado à razão de três grânulos, três a seis vezes por dia;
  • Nos outros casos o tratamento varia consoante o estado das lesões: pele seca, com borbulhas, a purgar ou com escamas. Peça o conselho de um médico homeopata.

Plantas com propriedades curativas

Experimente o amor-perfeito bravio em infusão (10 g de flores para 1 litro de água), alternando com o escalracho (50 g de raiz para 1 litro de água). Ambos são reputados pelas suas propriedades deputativas e drenantes.

Os bons oligoelementos

Para regular o funcionamento do sistema nervoso, tome, alternadamente, manganés-enxofre e manganés-cobre, em ampolas de tratamento de 20 dias por mês por via perlingual (a repetir).

Como combater as micoses

micose fungóide, também conhecida como síndrome de Alibert-Bazin

A nossa pele abriga habitantes microscópicos com os quais vivemos muito bem. Mas alguns destes hóspedes tornam-se às vezes indesejáveis. É o caso dos fungos, responsáveis por micoses cutâneas tanto nas crianças como nos adultos.

Soluções homeopáticas

A água das piscinas e dos duches colectivos contêm frequentemente dermatófitos, que estão na origem de micoses da pele, dos pelos e das unhas. Tudo começa em geral entre os dedos dos pés, sendo a infecção facilitada pela transpiração excessiva e pela maceração: Mercurius Solubilis 5 CH, associado a Histaminum 9 CH, remédio de fundo prescrito pelo médico assistente;

A candídiase (infecção pelo cândida albicans) buco-digestiva é devida a uma levedura que pode tornar-se agressiva em certas circunstâncias. Nas crianças está muitas vezes ligada à toma de antibióticos: Gonolobus Condurango 5 CH durante uma semana, 3 grânulos três vezes por dia (em complemento do tratamento específico prescrito pelo médico);

Frequente nas mulheres, a candídiase genital manifesta-se por manchas vermelhas e perdas abundantes: Sepia 4 CH (mesma posologia). Em todos os casos: Candida Albicans 8 D (em ampolas).

As plantas que aliviam e curam

Beba infusões de bardana ou de tomilho, de acção drenante e purificante.

Como tratar a psoríase

sintomas de psoriase

Esta afecção crônica manifesta-se por placas vermelhas cobertas de escamas brancas (células mortas), formando uma camada em forma de folhado, mais ou menos espessa. Situa-se sobretudo nos cotovelos, nos joelhos, no couro cabeludo, nos pés, e acima das nádegas. São vários os factores que podem desencadear um ataque de psoríase ou fazer com que a doença seja mais difícil de tratar:

  • Bactérias ou infecções virais, incluindo infecções na garganta e infecções respiratórias superiores
  • O ar seco ou a pele seca
  • Danos na pele, incluindo cortes, queimaduras e picadas de insetos
  • Alguns medicamentos, incluindo medicamentos anti-malária, beta-bloqueadores e lítio
  • Estresse
  • Pouca luz solar
  • Exposição solar excessiva (queimaduras solares)
  • Álcool em excesso

Tratamento homeopático para psoríase

  • Se você é depressiva e sofre de psoríase nas unhas e nas zonas de flexão: Sepia 5 CH;
  • Se é ansiosa e tem necessidade de serenidade: Phosphorus 5 CH;
  • Se é meticulosa e angustiada pelo envelhecimento, se acorda à 1 da manhã e sofre de problemas cutâneos ou perturbações respiratórias: Arsenicum Album 5 CH; Todos estes medicamentos são tomados à razão de três grânulos, duas vezes por dia, durante um mês.

As plantas que aliviam

Continua depois da Publicidade

Em infusão, em tratamento de vinte dias renovável, o malmequer revela-se eficaz. Pode associar-lhe Mahonia em tintura (na farmácia), à razão de 20 gotas duas vezes dia.

Benefícios das massagens enérgicas

Segundo a medicina tradicional chinesa, a pele reflecte a harmonia entre os dois grandes princípios energéticos do yin e do yang. O primeiro é responsável pela película hidrolipídica da epiderme que dá à cútis (epiderme e derme, as duas camadas exteriores da pele) suavidade e transparência. O segundo regula a vitalidade e a regeneração celular. “É este equilíbrio interior que a massagem energética ou shiatsu visa restabelecer”.

Esta massagem consiste em estimular os pontos de energia presentes ao longo dos diferentes meridianos (linhas percorridas pela energia vital do corpo). Ao reequilibrar as energias, atenua as imperfeições da pele: vermelhões, irritações e falta de firmeza.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24