Remoção de Tatuagem a Laser Nd:YAG e Q-YAG 5

Revisão Clínica: Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965). Atualizado: 08/09/24

Saiba tudo sobre a Remoção de tatuagem a Laser Nd:YAG e Q-YAG 5. Como funciona, contra indicações, resultados e quantas sessões são necessárias.

Continua depois da Publicidade

laser nd yag tatuagem

Uma vez feita uma tatuagem, muito difícil será removê-la totalmente. Ainda que existam já muitas técnicas que prometam uma remoção total da tinta da tatuagem, a verdade é que, a esmagadora maioria delas, acaba por falhar em oferecer todos os resultados pretendidos, deixando, quase sempre, sequelas que se poderão revelar verdadeiramente inestéticas. Veja alguns exemplos em fotos antes e depois:

Para além de ineficazes na remoção definitiva da tatuagem, muitas destas cirurgias são, também, surpreendentemente dispendiosas, o que contribui para que muitos daqueles que não se encontram satisfeitos com as suas tatuagens, acabem por preferir mantê-las em vez de se submeterem a uma cirurgia para a remoção das mesmas.

Laser YAG

Apesar da ineficácia que caracteriza a esmagadora maioria das cirurgias deste tipo, têm vindo a ser desenvolvidas novas técnicas que prometem resultados mais eficazes do que nunca. Entre elas, encontra-se a remoção através de laser Q-Yag 5, que consiste na utilização de um equipamento que permite a remoção eficaz de cores, tanto escuras quanto coloridas, através da emissão de uma onda com um comprimento de 1064 até 532 nanômetros.

Como funciona

Este tratamento funciona através do aumento da temperatura da derme, vaporizando assim a sua parte mais superficial e, posteriormente, fragmentando os pigmentos da tinta, que serão posteriormente absorvidos pelo sistema imunológico.

Resultados

Geralmente, as tatuagens mais escuras são aquelas que apresentam maiores probabilidades de virem a ser removidas com todo o sucesso pretendido. No entanto, através da utilização da Cirurgia para remover a tatuagem a Laser, é igualmente possível proceder à remoção até das tatuagens mais coloridas, como é o caso dos tons de amarelo, verde e azul, que através de outros métodos dificilmente seriam apagados.

Apesar da sua remoção poder ser feita de forma bastante eficaz, estes tons mais coloridos necessitarão de um maior número de sessões para que possam ser totalmente removidos.

Contra indicações

Ao contrário de outros métodos de remoção de tatuagens, o Laser de Yag consegue remover totalmente a tatuagem sem oferecer qualquer tipo de dano à pele, o que representa uma grande vantagem dos avanços da medicina moderna. Isto acontece porque, este aparelho, apresenta a capacidade de emitir ondas de um comprimento específico para cada tipo de pigmento, oferecendo assim uma remoção muito mais segura e eficaz.

Quantas sessões são necessárias

O número de sessões necessárias irá variar consoante a complexidade de cada tatuagem. Na maior parte dos casos, serão efectuadas entre 4 a 8 sessões, com intervalos de 1 mês entre elas, até que a tatuagem tenha sido totalmente removida.

Após o laser

O processo de cicatrização é relativamente rápido, e poderá ser concluído em menos de 1 mês. Quando devidamente efectuada, raramente esta técnica  deixará qualquer tipo de marca na região da tatuagem, sendo, por isso, uma das técnicas mais eficazes a que poderá ter sucesso para remover a sua tatuagem.

Ainda que já seja possível usufruir de uma remoção perfeita de qualquer tipo de tatuagem, é importante nunca efectuar a tatuagem possuindo já em mente a ideia de que poderá removê-la mais tarde, na medida em que tal, apesar de possível, poderá revelar-se um processo extremamente cansativo e dispendioso, pelo qual ninguém gostaria de passar. Encare sempre a tatuagem como uma escolha definitiva, e pondere muito bem antes de tomar a decisão de efectuar uma.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24